metropoles.com

Conselho ligado ao MJ aprova recomendação de câmeras em fardas

Ligado ao Ministério da Justiça, recomendação do CNPCP gera debates sobre segurança e impacto da letalidade policial

atualizado

Compartilhar notícia

Aline Massuca/ Metropoles
Foto colorida de policial militar com câmera na farda - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de policial militar com câmera na farda - Metrópoles - Foto: Aline Massuca/ Metropoles

O Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP) aprovou nesta sexta-feira (19/1), uma recomendação de uso de câmeras em fardas de policiais e agentes de segurança pública. Ela agora será submetida a Flávio Dino, que deve validar ou não o documento para publicação no Diário Oficial da União (DOU).

Vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, o CNPCP é o principal conselho da sociedade civil, subordinado ao ministro Flávio Dino. Porém, a recomendação em si não tem força de norma, apenas padrões a serem utilizados no uso das câmeras em policiais.

A eficácia do uso das câmeras corporais, no entanto, vem sendo discutido há anos, dentro do debate sobre segurança pública. Em São Paulo, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), é um duro crítico da medida. Já no Rio e Bahia, indo em direção contrária, deve implementar e expandir o uso dos equipamentos ainda esse ano.

Segundo o relatório realizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) no ano passado, o projeto foi responsável pela redução de 63,7% da letalidade policial geral, entre 2021 e 2022. Desses, 33,3% são da letalidade em batalhões que não aderiram ao sistema e 76%,2, dos batalhões que passaram a utilizar as câmeras.

Além disso, também se destaca a possibilidade desse ser um dos últimos encaminhamentos de Flávio Dino na função de ministro da Justiça, antes de assumir o posto no Supremo Tribunal Federal (STF). Em seu lugar, o presidente Luíz Inácio Lula da Silva (PT), indicou Ricardo Lewandowski, ex-integrante da mesma Corte, na semana passada.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?