Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Brasil

Conselho do MPF manda reabrir inquérito eleitoral contra Flávio Bolsonaro

Conselheiros rejeitaram, por unanimidade, o pedido da defesa para arquivar o caso. Senador é investigado por falsidade ideológica eleitoral

11/11/2020 17:25
Compartilhar notícia
Hugo Barreto/Metrópoles
Conselho do MPF manda reabrir inquérito eleitoral contra Flávio Bolsonaro

O Conselho Institucional do Ministério Público Federal determinou, em julgamento realizado nesta quarta-feira(11/11), a reabertura de inquérito eleitoral contra o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) por suspeitas de falsidade ideológica eleitoral. Na ocasião, foi negado um pedido da defesa do parlamentar para manter o arquivamento do caso.

Esse inquérito eleitoral investiga se o filho do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) omitiu os valores dos seus imóveis em declarações à Justiça Eleitoral e se houve lavagem de dinheiro nessas transações.

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

Em maio, o promotor eleitoral Alexandre Themístocles, do Ministério Público do Rio, pediu à Justiça Eleitoral o arquivamento do caso, confirmando posicionamento da Polícia Federal pela inexistência de indícios de crimes.

Após disso, em decisão proferida em 3 de junho, o juiz Flávio Itabaiana, titular da 204ª Zona Eleitoral e que também conduziu as investigações do caso da “rachadinha” – outro inquérito aberto para investigar a conduta do senador –, discordou do arquivamento e enviou o caso para a 2ª Câmara de Coordenação e Revisão da Procuradoria-Geral da República (PGR).

Ao analisar o caso, a 2ª CCR entendeu que era necessário aprofundar as investigações e determinou que o caso fosse retomado.

A defesa de Flávio Bolsonaro, entretanto, apresentou um recurso ao Conselho Institucional da PGR pedindo para que o arquivamento fosse mantido. Esse recurso foi julgado nesta quarta e, por unanimidade, os conselheiros decidiram que o inquérito contra Flávio deveria ser reaberto.