metropoles.com

Conselho de Farmácia aponta desabastecimento de remédios após pandemia

Segundo a entidade, o cenário ainda é reflexo da pandemia de Covid-19, que afetou a produção de medicamentos

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
farmácia no DF
1 de 1 farmácia no DF - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Levantamento do Conselho Federal de Farmácia (CFF) indica que estabelecimentos públicos e privados enfrentam um cenário de falta de medicamentos em todo o país. Segundo o relatório, 98,2% das farmácias consultadas disseram ter problemas com desabastecimento.

A pesquisa foi feita entre os dias 20 de julho e 6 de setembro, com 683 estabelecimentos. O motivo mais citado para o desabastecimento foi a escassez do mercado.

Para o diretor secretário-geral do CFF, Gustavo Pires, o cenário ainda é um dos reflexos da pandemia de Covid-19, pois a indústria não conseguiu recuperar o ritmo de produção dos fármacos. Isso faz com que se mantenha o déficit de importação de matérias primas usadas na fabricação dos remédios. Atualmente, o Brasil é totalmente dependente de recursos externos, segundo o CFF.

Os principais medicamentos em falta são antimicrobianos, mucolíticos, anti-histamínicos e analgésicos. A maioria dos profissionais que responderam à pesquisa disseram não conseguir alternativas para suprir o estoque.

“A escassez de medicamentos usados no tratamento de infecções respiratórias (amoxicilina, acetilcisteína, ambroxol, dipirona) coincidiu com o período do inverno, causando transtorno aos pacientes e aos profissionais da saúde”, aponta o relatório.

“Apesar do esforço de farmacêuticos e instituições para minimizar o problema, a maior parte dos profissionais relatou não encontrar alternativas e, em alguns casos, não foi possível evitar algum dano ao paciente.”

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações