Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Brasil

Conheça a luta para levar o elefante Sandro a santuário de animais

O elefante Sandro tem 50 anos. Para ativistas, animal deveria ser transferido para local com floresta ampla

17/10/2021 09:27, atualizado 17/10/2021 09:37
Compartilhar notícia
Instagram/Reprodução
Elefante Sandro - Metrópoles

Defensores da defesa dos direitos dos animais em todo o Brasil, inclusive no Distrito Federal, lançaram uma campanha nacional para transferir o elefante asiático Sandro, de 50 anos, para um santuário no Mato Grosso.

O movimento é organizado pelo Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal. Inicialmente, o grupo recolhe assinaturas para uma petição a favor da transferência. Quem quiser ajudar pode clicar no link.

Sandro vive no Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, em Sorocaba (SP). Dividia o recinto com a fêmea asiática Raysa, falecida em 2020. Desde então, a prefeitura do município avalia a transferência do elefante.

O Ministério Público de São Paulo (MPSP) em Sorocaba sugeriu a transferência de Sandro para o Santuário de Elefantes Brasil (SEB), em Mato Grosso. A recomendação é assinada pelo promotor Jorge Marum.

Impasse

O santuário demonstrou disposição e capacidade para acolher Sandro. A Secretaria do Meio Ambiente de Sorocaba, no entanto, sinalizou a intenção de transferir o elefante para o Zoológico do Rio de Janeiro.

Segundo o Fórum Nacional, o santuário teria condições mais adequadas para cuidar de Sandro, oferecendo mais espaço, com floresta, riachos, bem como a convivência com outros elefantes e cuidados especializados.

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters