metropoles.com

Conheça a Ilha de Marambaia, área militar onde Lula passará feriado

Lula passará Réveillon na Ilha de Marambaia, no Rio de Janeiro, ao lado da primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja

atualizado

Compartilhar notícia

G. Poggio/Poder Naval
Restinga de Marambaia, área militar onde presidente Lula passará feriado
1 de 1 Restinga de Marambaia, área militar onde presidente Lula passará feriado - Foto: G. Poggio/Poder Naval

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viajou, na manhã desta terça-feira (26/12), para a Restinga do Marambaia, no Rio de Janeiro. O mandatário vai passar as festividades Réveillon na região ao lado da primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja.

Lula ficará recluso na ilha localizada no litoral fluminense, onde a Marinha tem uma base naval e onde funciona o Centro de Adestramento da Ilha de Marambaia (Cadim). A expectativa é que o petista retorne ao trabalho em Brasília em 3 de janeiro.

A praia no estado do Rio também foi refúgio de Jair Bolsonaro (PL) no Natal de 2018. Na ocasião, o então presidente eleito participou de cerimônia simbólica de promoção de um oficial da Força.

O destino é de posse da União e é administrado pelas Forças Armadas. Por essa razão, o acesso é restrito. A Restinga de Marambaia faz parte do território de três cidades fluminenses: Rio de Janeiro, Itaguaí e Mangaratiba.

Veja imagens:

0

Cenário de novela

Além das praias e paisagens exuberantes — utilizadas como cenários de novelas como Guerra dos Sexos, da Rede Globo —, a Ilha de Marambaia é conhecida por ser uma área quilombola. No século 19, após a proibição do tráfico negreiro no Brasil, o local passou a ser utilizado como porto clandestino de desembarque de escravizados.

Em 1904, as terras foram adquiridas pela União e, dois anos depois, passou a ser utilizada pela Marinha. Em 1908, foi inaugurada na região a Escola de Aprendizes-Marinheiros.

Em 2004, após uma série de embates judiciais movidos pelas comunidades remanescentes de quilombolas, a área certificada pela Fundação Cultural Palmares. A titulação foi oficializada pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em 2015.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?