São Paulo – A Prefeitura de São Paulo confirmou, nesta terça-feira (20/7), oito novos casos e sinalizou intensificação da transmissão comunitária da variante Delta.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido, foi feita uma análise direcionada com 60 amostras de testes positivos para o coronavírus nos bairros da Mooca, Belenzinho e Aricanduva, na zona leste da capital, onde foram detectados quatro positivos para a variante. Outros dois casos foram registrados no bairro de Vila Guilherme, também na zona leste, e mais duas ocorrências relacionadas a pacientes internados.
“Vamos seguir medidas de rastreamento, em todos esses casos, para constatar se os pacientes tiveram contato com viajantes”, disse o secretário.
No último dia 14, a prefeitura havia confirmado a transmissão comunitária da nova mutação do vírus. O anúncio veio após o fim das investigações em torno do primeiro paciente que testou positivo para a variante Delta – um homem de 45 anos, sem histórico de viagens ou contato com viajantes.
O inquérito, que envolveu cerca de 30 pessoas que tiveram contato com esse paciente, também não identificou contato com indivíduos que estiveram em países onde a variante foi encontrada, como a Índia. Por isso, foi constatada a circulação comunitária, quando não é mais possível rastrear a origem da transmissão.
A cidade de São Paulo terá, até o fim deste mês, 90% da população vacinada com ao menos uma dose, segundo anúncio do prefeito Ricardo Nunes em coletiva de imprensa nesta terça-feira. A transmissão, porém, continua alta, porque apenas 10% da população está totalmente imunizada, o que contribui para a aparição de novas cepas devido à capacidade mutável do vírus, segundo especialistas.

Máscaras de proteção contra o coronavírusTai's Captures/Unsplash

O uso de máscara é obrigatório em locais fechadosHugo Barreto/Metrópoles

Especialistas apostam que testagem em massa pode ajudar a diminuir o ritmo da pandemiaRafaela Felicciano/Metrópoles

A recomendação é ficar em casa. Mas, se for sair, use máscaraHugo Barreto/Metrópoles

Resultado dos testes rápidos era divulgado pela internetHugo Barreto/Metrópoles

Testagem em massa está sendo realizada no DFHugo Barreto/Metrópoles

Profissionais de saúde trabalham para controlar a pandemia no Brasil e no mundoHugo Barreto/Metrópoles

Equipe de médicos e enfermeiros aplaude paciente que recebeu altaRafaela Felicciano/Metrópoles

Talita Souza Carmo, professora especialista em bioprocessos e fermentação, está na linha de frente do combate à Covid-19Arquivo pessoal

Lugares públicos, como o Metrô-DF, são higienizados preventivamente contra o novo coronavírusIgo Estrela/Metrópoles

Metrô faz limpeza preventiva contra o novo coronavírus durante a madrugadaIgo Estrela/Metrópoles