Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Brasil

Com crise migratória, México voltará a exigir visto de brasileiros

Anteprojeto foi publicado nessa quinta-feira no site da Comissão Nacional de Melhora Regulatória

15/10/2021 08:16
Reprodução/Twitter
EUA e México

O governo do México voltará a exigir visto para cidadãos brasileiros que queiram entrar no país como visitante. A decisão foi tomada em razão do elevado número de brasileiros que vão ao México para tentar entrar nos Estados Unidos de forma irregular. Nos últimos 12 meses, cerca de 46 mil brasileiros foram detidos na fronteira.

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

A medida consta em um anteprojeto publicado nessa quinta-feira (14/10) pela Comissão Nacional de Melhora Regulatória (Cofemer, na sigla em espanhol).

A Cofemer é responsável por supervisionar o desenho dos novos regulamentos. Os anteprojetos são publicados, nesse primeiro momento, no site da comissão para receberem sugestões de outras autoridades e do público em geral para, em seguida, irem ao Diário Oficial.

O governo mexicano determinou que a exigência de visto aos brasileiros será temporária. Ainda não se sabe, no entanto, quando as novas regras entrarão em vigor.

Com crise migratória, México voltará a exigir visto de brasileiros - destaque galeria
2 imagens
Presidente do México, Andrés Manuel López Obrador
Presidente do México, Andrés Manuel López Obrador
1 de 2

Presidente do México, Andrés Manuel López Obrador

David Agren/Reprodução
Presidente do México, Andrés Manuel López Obrador
2 de 2

Presidente do México, Andrés Manuel López Obrador

Reprodução/Twitter

“O Ministério das Relações Exteriores [do México], nos termos da regulamentação aplicável, realizará ações conjuntas com o governo da República Federativa do Brasil para garantir fluxos migratórios seguros, ordeiros e regulares que permitam, em devido tempo, reativar a extinção do visto”, assinala o texto.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

Atualmente, cidadãos brasileiros precisam apenas do passaporte para entrar no México a turismo ou negócios.

Leia a íntegra do anteprojeto, em espanhol:

20211012173025_52514_Proyecto de Acuerdo Imposición de Visa Temporal Brasil-convertido by Tacio Lorran Silva on Scribd