metropoles.com

CNU 2025: provas objetivas são aplicadas neste domingo (5/10)

Aplicação das provas objetivas acontecem em 228 cidades brasileiras. Mais de 760 mil inscritos disputam 3.652 vagas para 32 órgãos públicos

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Wey Alves/Metrópoles @weyalves_
Caneta, mão e prova - Metrópoles
1 de 1 Caneta, mão e prova - Metrópoles - Foto: <p>Wey Alves/Metrópoles<br /> @weyalves_</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p>

A aplicação das provas objetivas da 2ª edição do Concurso Nacional Unificado (CNU), também chamado de Enem dos concursos, acontece neste domingo (5/10) em 228 cidades do Brasil. Mais de 760 mil candidatos disputam 3.652 vagas para 32 órgãos e entidades da administração pública federal.

O concurso é organizado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e tem com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) como banca organizadora. O objetivo é concentrar em um único processo seletivo as oportunidades do funcionalismo federal, ampliando o alcance e promovendo igualdade entre os candidatos.

Locais e horários

Para consultar o local da prova, o candidato deve acessar ao site da FGV. Os portões serão abertos às 11h30 e serão fechados estritamente às 12h30 (horário de Brasília), 30 minutos antes do início das provas. O exame tem duração de 5 horas, para cargos de nível superior, ou 3h30, para nível intermediário.

Em ambos os casos, a permanência mínima na sala de prova é de 2 horas para quem sair sem o caderno de questões. Somente na última hora da prova será permitido levar o caderno consigo.

É obrigatório apresentar documento de identificação original com foto e levar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Embora não seja obrigatório, o MGI e a FGV recomendam que o cartão de prova seja levado impresso, a fim de facilitar a organização e a localização dos locais de aplicação.

Em Belo Horizonte (MG), o campus Coração Eucarístico, da PUC Minas, será o maior local de aplicação do país, reunindo 8.428 candidatos. Em Manaus (AM), a Universidade Nilton Lins receberá 7.716 participantes, consolidando a cidade como um dos polos mais movimentados da região Norte.

No campus Gragoatá da Universidade Federal Fluminense, em Niterói (RJ), estarão 7.418 candidatos, enquanto o Centro Universitário Brasileiro (UNIBRA), em Recife (PE), terá 7.172 pessoas. Já em Brasília (DF), o Centro Universitário de Brasília (CEUB) será o maior ponto da capital, com 7.068 inscrições confirmadas.

Estrutura das provas

As provas objetivas são divididas em conhecimentos gerais e conhecimentos específicos, organizadas de acordo com o cargo ou área de atuação selecionados pelo candidato.

Dessa forma, todos os inscritos respondem questões de Língua Portuguesa, raciocínio lógico e matemático, informática básica, atualidades e Cultura Brasileira – o que pode incluir política, economia, sociedade e meio ambiente.

Cronograma de resultados

O gabarito preliminar será publicado dia 7 de outubro, na próxima segunda-feira, dois dias após a aplicação das provas objetivas. Ele permirá que os candidatos confiram suas respostas, calculem a pontuação e registrem recursos. O resultado final da prova objetiva deve ser divulgado em novembro de 2025, já considerando ajustes após análise de recursos.

Os aprovados serão convocados a partir do primeiro semestre de 2026 para etapas seguintes, que podem incluir provas discursivas, avaliação de títulos ou exames práticos, dependendo do cargo. A convocação seguirá a classificação geral e o número de vagas disponíveis em cada órgão.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?