CNU 2025: governo publica chamada para comissão avaliadora de cotas

Pessoas que se autodeclararam negas deverão comparecer às cidades em que realizaram as provas entre 8 e 17 de dezembro

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Luh Fiuza/Metrópoles @luhfiuzafotografia
Imagem ilustrativa concurso Nacional Unificado CNU provas Metrópoles
1 de 1 Imagem ilustrativa concurso Nacional Unificado CNU provas Metrópoles - Foto: Luh Fiuza/Metrópoles @luhfiuzafotografia

O governo publicou, na noite de sexta-feira (15/11), o edital de convocação para o processo de verificação de cotas para pessoas que se autodeclararam negras no Concurso Nacional Unificado (CNU) de 2025.

Os inscritos na modalidade deverão comparecer diante de uma comissão avaliadora entre 8 e 17 de dezembro nas cidades em que realizaram a prova. O local, horário e demais instruções estarão disponíveis para consulta individual por volta de 5 de dezembro.

O instrumento tem a finalidade de confirmar as informações prestadas para os candidatos concorrerem a vagas destinadas a grupos minoritários e evitar fraudes. Ao todo, 25% das vagas do CNU são reservadas para pessoas negras.

A comissão avaliadora será composta por cinco integrantes diversos em gênero, cor e, sempre que possível, região. Os integrantes deverão assinar um termo de confidencialidade a respeito das informações prestadas pelos concurseiros.

Quem se recusar a realizar o procedimento de confirmação complementar, ou qualquer fase do processo, será excluído e poderá passar para a lista de ampla concorrência – isso se tiver atingido as notas de corte necessárias para essa modalidade.

Serão consideradas somente características fenotípicas conforme diretrizes estabelecidas pelo Ministério de Gestão e Inovação junto aos Ministérios da Igualdade Racial e dos Povos Indígenas. Não serão aceitos documentos, certidões ou confirmação de procedimentos de averiguação de outros concursos. Nem provas baseadas na ancestralidade para confirmar a condição declarada.

Será considerada apta para seguir no processo a pessoa que for reconhecida pela maioria da comissão. Em caso de negativa, cabe recurso em até 2 dias úteis após a divulgação do resultado.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?