Clima: Sul tem mais de 370 municípios sob risco de temporais e granizo
Inmet prevê chuva intensa, ventos acima de 100 km/h e granizo em áreas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta vermelho, de grande perigo, para temporais em 378 municípios de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (31/8). O aviso é válido até as 23h59 e prevê chuva superior a 60 milímetros por hora ou acima de 100 milímetros em 24 horas, além de ventos que podem ultrapassar os 100 km/h e queda de granizo.
O cenário é resultado da forte instabilidade que permanece sobre a Região Sul. Segundo o Inmet, as condições meteorológicas favorecem a ocorrência de temporais, granizo e chuva acompanhada de trovoadas em diferentes áreas dos dois estados.
O alerta abrange mais de 250 municípios catarinenses e localidades das regiões Norte e Nordeste do Rio Grande do Sul. Entre os riscos associados estão alagamentos, queda de árvores, danos a estruturas, interrupção do fornecimento de energia elétrica e transtornos no transporte.

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles
Frequência de envio: Diário
Ver todasChuva intensa deve atingir o Sul
A previsão indica que as instabilidades avancem desde o centro-sul e oeste do Paraná até o Rio Grande do Sul. Em Santa Catarina, todo o estado está sujeito à ocorrência de temporais.
No Rio Grande do Sul, a chuva mais intensa deve atingir principalmente as áreas centro-norte, além da região de Porto Alegre. A capital gaúcha também está entre as áreas que podem registrar temporais ao longo do dia.
Entre no canal de WhatsApp do MetrópolesO Inmet também mantém outros avisos de menor intensidade para áreas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, ampliando a área sob atenção meteorológica.
A previsão de chuva acumulada é especialmente preocupante porque algumas áreas do Sul podem registrar volumes elevados ao longo do período. O instituto destaca a possibilidade de acumulados superiores a 150 milímetros em determinados pontos.
Temperaturas em contraste
Enquanto o Sul enfrenta chuva, granizo e ventos fortes, boa parte do restante do Brasil terá temperaturas elevadas.
No Centro-Oeste, o calor deve continuar intenso. Cuiabá pode chegar a 41°C, enquanto Goiânia pode registrar máxima de 36°C. Em Brasília, os termômetros podem alcançar 33°C.
No Sudeste, São Paulo também terá temperaturas elevadas. A máxima na capital paulista pode chegar a 36°C, enquanto o Rio de Janeiro pode atingir 35°C.
O cenário é semelhante em partes da Região Norte. Porto Velho, em Rondônia, pode chegar a 41°C, e Manaus deve registrar máxima de 37°C.
Baixa umidade preocupa no interior
Além do calor, áreas do Centro-Oeste, Norte e Nordeste continuam sob influência de uma atmosfera seca.
O Inmet mantém aviso amarelo para baixa umidade relativa do ar em áreas do Matopiba e de outras regiões do interior. No Centro-Oeste, o tempo seco se soma às altas temperaturas, aumentando o risco de queimadas e de problemas relacionados à desidratação.
No Nordeste, o contraste também é significativo. Enquanto áreas do litoral podem registrar pancadas de chuva isoladas, o interior permanece predominantemente seco e quente. Teresina, no Piauí, pode chegar a 39°C.
Norte terá chuva irregular e calor
Na Região Norte, a instabilidade permanece concentrada principalmente no Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima. São esperadas pancadas de chuva e trovoadas isoladas em algumas áreas.
Ao mesmo tempo, Tocantins e partes do Pará devem continuar com poucas nuvens e temperaturas elevadas. Porto Velho pode alcançar 41°C, enquanto Palmas pode registrar máxima de 39°C.
Inmet recomenda atenção durante os temporais
O alerta vermelho representa o nível máximo de severidade utilizado pelo Inmet e indica grande possibilidade de ocorrência de fenômenos meteorológicos capazes de provocar danos.
Durante tempestades, a recomendação é procurar abrigo em local seguro e evitar permanecer em áreas abertas. Também é indicado desligar aparelhos elétricos e, em caso de risco de enxurrada, proteger documentos e objetos importantes.
A população deve acompanhar as atualizações dos órgãos oficiais de meteorologia e da Defesa Civil, especialmente nas regiões incluídas no alerta vermelho.



