Clima: frente fria avança e derruba temperaturas no Sul e Sudeste

Em razão do avanço da massa de ar polar, parte do país segue com temperaturas mais amenas pelos próximos dias

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
frente-fria-brasília-1
1 de 1 frente-fria-brasília-1 - Foto: <p>Hugo Barreto/Metrópoles<br /> @hugobarretophoto</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div>

A terça-feira (19/5) deve ser de diferentes cenários climáticos pelo país. Parte do território nacional estará sob influência da massa de ar polar que atua vinda do sul, o que deve provocar queda nos termômetros, principalmente nos registros de máxima, e com tempo firme em alguns estados.

Já a frente fria que atua na Região Sudeste pode provocar chuva forte e isolada, enquanto o avanço da massa de ar vai provocar queda na temperatura, principalmente no período da noite.

Enquanto isso, nas regiões Norte e Nordeste, o calor permanece, em especial no interior. A chuva pode aparecer de forma mais intensa nas áreas mais próximas à Amazônia, dada a alta umidade e a atuação das Zonas de Convergência Intertropical (ZCIT).

Confira a previsão

Na Região Sul, apenas a faixa litorânea do Paraná, incluindo próximo à divisa de Santa Catarina, pode haver registro de chuva nesta terça. O estado gaúcho tem possibilidade de temperaturas negativas e formação de geada em diversas áreas, incluindo a faixa sul, interior, norte, Serra Gaúcha e região de Santa Maria, segundo a Climatempo.

Em Curitiba, mínima prevista de 10°C e máxima de 15°C. Em Florianópolis, termômetros entre 13°C e 18°C. Porto Alegre tem previsão de uma terça ainda mais gelada, com mínima de 8°C e máxima de 16°C.

Mato Grosso do Sul, na Região Centro-Oeste, também terá influência da massa de ar polar. Na capital, Campo Grande, mínima de 13°C e máxima de 22°C são esperadas. O estado pode ter chuva registrada apenas no extremo leste.

Já a Região Sudeste, o principal efeito será de uma frente fria que avança sob os estados, também influenciada pela massa de ar polar. A principal mudança esperada é a queda na temperatura máxima.

A chuva, que pode variar de intensidade, será mais presente no estado de São Paulo ao longo do dia. No Rio de Janeiro, as pancadas estão previstas entre a tarde e a noite, o mesmo vale para o centro-sul e Triângulo Mineiro e o sul do Espírito Santo.

Nesta terça, em São Paulo, mínima de 15°C e máxima de 18°C. No Rio, termômetros entre 19° e 24°C. Já em Belo Horizonte, a temperatura varia entre 17°C e 26°C, e em Vitória, de 21°C a 30°C.

Circulação marítima

O litoral do Nordeste tem previsão de chuva fraca, consequência da circulação marítima, com pancadas isoladas no interior do Maranhão (São Luís entre 24°C e 30°C), Piauí (Teresina, de 23° a 30°) e Ceará (Fortaleza, de 25°C a 29°C).

Durante o dia, a chuva perde força em relação aos últimos dias, mas o litoral da Bahia segue com previsão de precipitações fracas a moderadas, com a capital, Salvador, com mínima de 23°C e máxima de 31°C.

No norte do Maranhão, a ZCIT favorece chuva moderada a forte, enquanto no centro-norte do Piauí e no Ceará as chuvas são mais leves. Nas demais áreas, o tempo continua seco e quente, com baixa umidade do ar em partes da Bahia, Maranhão, Piauí e Pernambuco.

Na Região Norte, a alta umidade mantém chuva moderada a forte em boa parte do Amazonas (com Manaus entre 24°C e 29°C), Pará (Belém, entre 23°C e 30°C) e Roraima (Boa Vista, de 24°C a 30°C) desde cedo. A ZCIT continua atuando no Amapá e no litoral do Pará, favorecendo temporais nessas áreas. À tarde, o aumento das nuvens reforça as instabilidades em toda a região.

Há previsão de chuva forte em Roraima, Amapá, grande parte do Pará. No oeste do Acre, sudoeste do Pará e pontos isolados de Rondônia, as chuvas serão mais fracas, enquanto outras áreas terão tempo mais firme.

O calor predomina na maior parte da região, mas o sul de Rondônia e do Acre terá temperaturas mais amenas por causa de uma massa de ar polar. Já no leste e sul do Tocantins, a umidade do ar segue baixa, abaixo dos 30%.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?