Clima: chuvas castigam todas as regiões do país neste 1º de abril

De acordo com o Inmet, diversas áreas do país estão sob aviso de chuvas intensas e com risco de temporais nesta quarta-feira (1º/4)

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
Chuva em Brasília Plano Piloto - Metrópoles
1 de 1 Chuva em Brasília Plano Piloto - Metrópoles - Foto: VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto

O primeiro dia do mês de abril deve ser de instabilidades na maior parte do país. Uma zona de alta pressão continua sobre o Atlântico Sul influencia o tempo no Sudeste e Sul, condicionando chuvas em São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina nesta quarta-feira. No Norte e Nordeste atua uma Zona de Convergência Intertropical, favorecendo temporais.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de “perigo potencial” e “perigo” para essas áreas, onde o volume de chuva pode chegar a 100 mm por dia, acompanhado de rajadas de vento.

Embora a Zona de Alta Pressão esteja sobre o oceano, ele provoca uma espécie de “modulação” na atmosfera, conhecida como crista, que favorece a instabilidade em outras regiões.

Confira a previsão

No Rio de Janeiro as nuvens já aumentam pela manhã, com pancadas de chuva à tarde e à noite, a mínima será de 21°C e a máxima de 33°C. Em Florianópolis deve chover na parte da tarde e tempo firme à noite, a máxima será de 29°C. Já na cidade de São Paulo o dia será de algumas nuvens com precipitação rápida durante o dia e noite. Os termômetros ficam entre 17°C e 27°C.

A previsão para a Região Norte é de volumes significativos de chuva. A faixa sofre atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que proporciona instabilidades na área. Em Manaus o céu estará encoberto durante o dia, com chuvas fortes, e diminuição de intensidade à noite, com termômetros entre 24°C e 28°C.

No Sul do país a probabilidade é de chuva em grande parte da região. Em Curitiba devem haver pancadas de chuva e trovoadas já pela manhã, a temperatura fica entre 15°C e 27°C. Já em Porto Alegre, o tempo fica firme: céu com poucas nuvens e máxima de 32°C.

O Nordeste segue com a atuação de um Vcan, Vórtice Ciclônico de Altos Níveis. O fenômeno proporciona nebulosidade e chuva fraca na faixa litorânea. Em Salvador, o dia será de sol com algumas nuvens e deve chover rápido durante o dia e à noite. A mínima na capital baiana será de 23°C e a máxima de 29°C.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?