“Vamos democratizar o fenômeno digital”, diz Temer sobre satélite

O presidente frisou a distribuição da internet banda larga, em várias regiões remotas do Brasil, como principal benefício da tecnologia

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Valter Campanato/Agência Brasil
1075294-vacp_abr_20170504_0364_1
1 de 1 1075294-vacp_abr_20170504_0364_1 - Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O presidente Michel Temer, que participou nesta quinta-feira (4/5) da transmissão do lançamento do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), na sala de Operações do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), em Brasília, afirmou que o satélite vai ajudar a democratizar “o fenômeno digital no País, já que a banda larga vai atingir todos os recantos no nosso país”.

“Acabamos de acompanhar o lançamento de um foguete para o espaço e quando estacionar revelará um grande avanço tecnológico”, disse. Temer, que assistiu ao lançamento ao lado dos ministros Gilberto Kassab (Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações) e Raul Jungmann (Defesa), disse ainda que o lançamento “é um grande momento”. “É um momento importante para o nosso governo e para o estado e para o povo brasileiro”, afirmou o presidente, que se recusou a responder perguntas.

Jungmann disse que o lançamento representa “um grande passo na independência da soberania” e que vai ajudar a acabar com ” o apartheid digital”. Já Kassab agradeceu o compromisso do presidente Temer em manter o programa, mesmo com a crise financeira, e disse que o satélite quando estiver operando dará condições para atuação em fronteiras, combatendo o tráfico de drogas e o contrabando.

O Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações, que foi lançado da base de Kourou, na Guiana Francesa, é uma parceria entre os ministérios da Defesa e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, e teve investimento de R$ 2,7 bilhões. De acordo com o ministério da Ciência e Tecnologia, o SGDC terá “a função civil de levar a banda larga a todo território brasileiro, permitindo maior inclusão social e na área militar, assegurar soberania e aumentar a capacidade operacional”.

O SGDC será operado e controlado pela Telebras e pelo Ministério da Defesa. Segundo o governo, a Visiona Tecnologia Espacial será a responsável pelo programa de gestão. O satélite lançado hoje foi fabricado pela Thales Alenia Space, em Cannes (França).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?