*
 

Nova York (NY) – A Samsung apresentou nessa quarta-feira (7/3), em Nova York, a linha 2018 de TVs 4K Qled. Os modelos, que são voltados para o público premium, contam com novos recursos. Entre eles, a possibilidade de realizar comandos por meio de voz e um novo “Modo Ambiente”, que detecta as cores e a textura da parede em que ela está pendurada e a reproduz na própria tela, junto a informações — mesmo quando os consumidores não estão assistindo ativamente a TV –, como notícias, dados sobre trânsito, calendário e previsões meteorológicas.

A linha 2018 cresceu e diversificou os tamanhos de telas, passando a oferecer cinco diferentes dimensões: 65, 75, 82, 85 e 88 polegadas. A expansão no portfólio tem um propósito. De acordo com estudos da Samsung, na hora de trocar de equipamento, os consumidores procuram produtos cada vez maiores, capazes de oferecer imagens em grandes formatos. Segundo a fabricante, 50% das TVs vendidas neste ano nos Estados Unidos serão de modelos acima de 65 polegadas.

JH Han, presidente da divisão de Visual Display da fabricante sul-coreana: “É, sem dúvida, a linha mais avançada e sofisticada já desenvolvida pela Samsung”

 

No novo momento, o celular passa a ser o aparelho que, sincronizado com os displays, faz a autenticação de todos os apps utilizados pelo usuário, como YouTube, Spotify, Vimeo, entre outros, sem que o consumidor tenha de digitar logins e senhas de acesso toda vez que desejar abrir os aplicativos na TV.

“Com o Bixby (assistente virtual da marca sul-coreana presente em celulares Galaxy) é possível controlar diferentes funções. Por exemplo, basta dizer ‘Toque minha música favorita’ que o sistema abre o Spotify e começa a reproduzir suas canções mais executadas’. É fácil, intuitivo e desenvolvido para os nossos estilos de vida”, aponta Erico Traldi, diretor das áreas de TV, Áudio e Vídeo da Samsung Brasil.

Samsung/Divulgação

Modelos têm cinco diferentes tamanhos: 65, 75, 82, 85 e 88 polegadas

 

Uma das principais novidades é o chamado “Modo Ambiente”. Com a câmera do celular, o usuário tira uma foto da parede onde está a TV. Depois, essa imagem é escaneada e reproduzida pelo próprio televisor. E o melhor: mesmo estando em modo stand-by, ela permite exibir informações importantes para a vida de cada consumidor.

“As TVs passam 80% do tempo desligadas. Queremos aproveitar esse momento e fazer com que o aparelho seja uma janela para o mundo, informando dados relevantes”, diz JH Han, presidente da divisão de Visual Display da empresa. “Nos esforçamos para entender o consumidor e entregar aquilo que realmente será importante para ele. Sem dúvida, é a linha mais avançada e sofisticada desenvolvida pela Samsung”, completa.

 

Conexão Invisível
Além disso, a linha aposta no visual para atrair uma gama de consumidores que se preocupa com design e beleza. Um dos principais diferenciais é a chamada Conexão Invisível, cabo único que liga a TV e os aparelhos externos (videogame, home theater, conversor da NET, entre outros), transmitindo ao mesmo tempo dados (vídeo e áudio) e energia. Tudo isso utilizando um fio ultrafino, que acaba com aquele emaranhado de cabos que quase sempre fica escondido atrás do rack da sala. Com certeza, uma grande sacada da Samsung para deixar qualquer ambiente mais limpo e harmonioso.

O cabo de cinco metros é ligado a um hub, batizado de “One Connect”, que recebe as conexões de todos os demais eletrônicos. Para alternar entre os produtos conectados, o consumidor usa um controle único, que substitui todos os demais.

A resolução da linha 2018 também ficou melhor. “O contraste evolui bastante em relação ao modelo do ano passado. Conseguimos melhorar a qualidade de imagem em pontos específicos da tela, trazendo mais detalhes para áreas escuras, sem prejudicar os pontos mais claros que compõem uma mesma cena”, explica Traldi.

A tecnologia QLED
Apresentada há um ano, a tecnologia de pontos quânticos se diferencia de outras, como plasma ou led, por utilizar nanocristais na formação dos pixels, oferecendo taxas de brilho e contraste muito superiores. De acordo com a Samsung, o QLED consegue entregar 100% do volume de cor disponível em cada cena. Para completar, os novos modelos disponibilizam um incremento considerável no recurso de HDR, saltando de 500 nits para até 2.000 nits.

The Wall, a TV modular
A Samsung aproveitou o evento para exibir a “The Wall”, uma TV de 146 polegadas que conta com tecnologia de tela modular Micro LED. O equipamento será comercializado para uso doméstico. “Imagine um consumidor que deseja comprar um televisor de 20 polegadas e, depois de um tempo, adquira uma outra tela de 20 polegadas. Com essa tecnologia, ele poderá uni-las, criando um produto de 40 polegadas. E assim, sucessivamente”, explica Traldi.

Os modelos 2018 da família Qled são: Q9F (65”, 75”, 88”), Q8F (55”, 65”, 75”), Q7C (55”, 65”), Q7F (55”, 65”, 75”) e Q6F (49”, 55”, 65”, 75”, 82”). Segundo a marca, o lançamento no Brasil deverá ocorrer em maio para que os produtos estejam disponível antes da Copa do Mundo. Quanto à “The Wall”, não há previsão de lançamento. Os valores de todos os modelos não foram divulgados.

O repórter viajou a convite da Samsung Brasil.