metropoles.com

Review: Samsung Galaxy S8+ é realmente tudo isso que falam sobre ele

Smartphone da fabricante sul-coreana tem uma tela de encher os olhos, câmera de excelente resolução e alto poder de processamento

atualizado

Compartilhar notícia

Fotos: Fernando Braga/Metrópoles
Samsung Galaxy S8+
1 de 1 Samsung Galaxy S8+ - Foto: Fotos: Fernando Braga/Metrópoles

Chego a um restaurante da cidade para um almoço com Renato Citrini, gerente de produtos da Samsung. A ideia é conversar sobre os Galaxy S8 e S8+, smartphones premium da marca sul-coreana que, até então, não estavam disponíveis nas lojas do país — começaram a ser vendidos em 12 de maio. Ele me mostra cuidadosamente os aparelhos. Enquanto isso, um dos garçons do estabelecimento acompanha tudo de longe, curioso e sem desgrudar os olhos dos celulares. Após rodar a mesa, como quem não quer nada, ele toma coragem e pergunta. “É o novo Galaxy, né? Puxa, ficou bem legal. Eu tenho um A7, mas vou vendê-lo para trocar por este”, conta. Surpreso, Citrini pergunta o motivo dele desejar substituir o aparelho, já que o A7 havia sido lançado há apenas três meses. “Ah, alguns amigos já têm uns modelos mais avançados. A gente quer sempre o melhor, né?”, ri.

Se a intenção é ter em mãos o smartphone mais moderno do mercado, o garçom está no caminho certo. E se o objetivo é impressionar os amigos, também. O Metrópoles testou durante 10 dias o Galaxy S8+ e comprovou que ele é tudo isso o que dizem. E o que dizem não é pouca coisa. As críticas da mídia especializada e a boa recepção do público — o S8 teve uma procura quatro vezes maior que a geração anterior durante o período de pré-venda — mostram que o dispositivo de luxo da Samsung caiu na graça de todos.

A tela curva de 6,2 polegadas desafia a mesmice dos aparelhos tradicionais com um Quad HD+ Super Amoled (2960 x 1440px) que entrega uma resolução incrível, principalmente quando vídeos e games em alta resolução são reproduzidos. Protegida com Corning Gorilla Glass 5, ele se mostrou resistente a arranhões comuns do dia a dia.

As bordas que emolduravam a tela da geração anterior foram praticamente retiradas, assim como o botão físico de home, aumentando em 18% o tamanho do display, que agora ocupa quase 83% da parte frontal. As linhas curvas que dão forma ao corpo de alumínio e vidro, além de exporem um conceito totalmente interligado do aparelho, garantem uma ótima pegada.

Com isso, o leitor de digital foi transferido para a traseira, ao lado da câmera. Já o leitor de íris — esse, sim, localizado na parte frontal, é extremamente preciso, fazendo a detecção através até de lentes de óculos — desbloqueia a tela do celular com bastante rapidez.

Porém, muito mais do que estética, a expansão do display resultou em maior usabilidade. É muito prático navegar entre os diferentes aplicativos utilizando apenas uma das mãos, mesmo em uma tela gigante.

Sem contar a experiência absurdamente mais imersiva de assistir um filme ou se divertir com um jogo que ocupe todo a proporção de 18, 5:9, que oferece uma sensação de visualização mais próxima de uma tela de cinema.

Sem dúvidas é o smartphone mais bonito já desenvolvido pela Samsung. Não à toa os rumores apontam que a sua principal concorrente, a Apple, estaria investindo na mesma solução (fim do botão físico do home + bordas infinitas) na nova geração do iPhone.

Câmeras de qualidade
Mas o Galaxy S8+ é muito mais do que um corpinho bonito na vitrine das lojas. Ele conta, entre outras coisas, com um conjunto de câmeras que impressionam. Na parte frontal, a resolução de 8MP e f1.7, que trabalham em conjunto com o processamento otimizado de imagens multiquadros, garantem selfies nítidas e de qualidade. Já a câmera traseira, com seus 12MP, f1.7 e sensor dual pixel, tecnologia introduzida com o S7 e que aumenta a velocidade do foco, entregaram imagens bastante vívidas, com alto nível de contraste e brilho, mesmo em ambientes com baixa iluminação.

Conector USB e recarregamento rápido de bateria

Para quem gosta de ir além, o “Modo profissional” permite que o usuário ajuste qualquer uma das seis configurações: ISO, velocidade de obturador, valor de exposição, tom de cor, foco manual e balanço de branco (WB).

No modo “Foco seletivo” é possível escolher a profundidade do campo depois de tirar a foto, deixando o objeto principal da imagem em primeiro plano ou em segundo. O modelo também permite gravar vídeos em câmera lenta (com incríveis 970 quadros por segundo), em 4K, além de registrar fotos em 360 graus.

Fotos feitas com o Galaxy S8+
0

Processador poderoso
Por dentro, o top de linha da Samsung traz um processador Exynos octa-core de 10nm, 4GB de RAM e 64GB de espaço para armazenamento. Com dual chip híbrido, é possível usar o slot extra para adicionar um novo cartão de memória. No AnTuTu benchmark, o smartphone atingiu 172.640 pontos, melhor que os 141.744 da geração anterior e dos 170.936 do iPhone 7, mas abaixo dos 177.220 verificados no iPhone 7 Plus.

No fim das contas, o celular entrega um baita desempenho, sem demonstrar qualquer travamento ou lentidão durante a operação. Ao realizar testes com games que exigem bastante poder de processamento, como “Need For Speed: No Limits” e “Asphalt Xtreme”, as cenas e interações ocorrem de modo fluido e as imagens impressionam pela alta resolução.


Porém, a bateria de 3.500 mAH deixa a desejar e se esvai quando todos os recursos do celular são ativados. Em um dia de teste intenso, o aparelho precisou de tomada logo após o almoço. No entanto, a recarga rápida permite dar um fôlego extra com poucos minutos na tomada, garantindo autonomia pelo resto do dia.

O badalado assistente digital Bixby, apesar de prometer bastante, ainda não está funcionando plenamente. O comando de voz ainda não entende português e a possibilidade de tirar fotos de objetos e ser remetido para uma loja on-line não está disponível no país. A Samsung ainda precisa de um tempo para trabalhar a função. Além disso, o botão na lateral exclusivo para o serviço é um exagero e não pode ser reprogramado para outras funções. Sem contar que sempre esbarramos nele e acionamos o recurso de forma não intencional.

Conclusão

Não há dúvidas de que a Samsung fez um excelente trabalho com o Galaxy S8+. A tela grande (mas não exagerada), a borda infinita e as curvas bem desenhadas mostram que um bom design faz, sim, toda diferença.

A qualidade das imagens das fotos e vídeos faz com que o smartphone seja ideal para quem curte imagem. Já o poder de processamento coloca o dispositivo entre os melhores do mercado. Enfim, o celular é uma opção mais do que indicada. Seja para aqueles que buscam qualidade e desempenho ou para quem levar o estado da arte do segmento dentro do bolso.

Especificações:
Galaxy S8+
Processador: Octa core 2.35GHz Quad + 1.9GHz Quad de 10nm
Memória RAM: 4GB
Armazenamento: 64GB
Tela: 6.2”
Bateria: 3.500mAh
Câmeras: Traseira Dual Pixel 12MP OIS (f1.7) e frontal 8MP AF (f1.7)
Preço: R$ 4.399

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?