*
 

O ronco do motor é estrondoso e o logotipo do cavalo é inconfundível. O Mustang, lenda do universo automotivo lançada em 1964, chega à sexta geração. No Brasil, a Ford disponibilizou apenas um modelo: o GT Premium, topo de linha da categoria, que custa R$ 299.900,00.

A parte dianteira lembra um tubarão. O longo capô, as saídas de ar e o olhar “raivoso” dos faróis com três barras de LED, são intimidadores e, ao mesmo tempo, apaixonantes. A traseira também é bem agressiva. Todas essas características somadas às barras nas lanternas, ao aerofólio e aos escapes duplos mexem com o imaginário dos motoristas.

O possante é equipado com motor Coyote V8 5.0 de 466 cavalos, tudo isso em um design moderno, que não perdeu a aparência esportiva e luxuosa. O ronco é um caso à parte. O som ao ligar, andar e acelerar dessa máquina é absurdo. A convite da Ford, o Metrópoles testou o ícone. Confira!

O anúncio feito pela Ford de 4,3 segundos na aceleração de zero a 100 km/h não foi alcançado. Conseguimos um pouco menos de 5 segundos no teste, o que não deixa de ser uma marca bastante expressiva. O esportivo possui 55,6 kgfm de torque, aspirado e com tração traseira. Além disso, conta com dez marchas que ajudam a melhorar o desempenho e a resposta do carro.

Toda força e disposição tem um preço. E pudemos ver isso no consumo. Apesar de não ter tempo hábil para medir corretamente esse fator, de acordo com o painel digital, a média não ultrapassou 6 km/l. Segundo o fabricante, na estrada é possível ter média de até 8,9 km/l e 5,9km/l na cidade.

Tecnologia e segurança
O novo modelo não parou no tempo e desembarcou de vez na modernidade. O quadro de instrumentos é totalmente digital e possui 12 polegadas e conectividade Sync 3 que possibilita controlar, de forma bem intuitiva, as opções do GPS, telefone e ar-condicionado, além das entradas de USB, conectividade Bluetooth e Android Auto e Apple CarPlay.

Além dos oito airbags, o esportivo também conta com as seguintes funções de segurança: “Piloto Automático Adaptativo”, que ajusta a velocidade do Mustang para manter uma distância segura do carro da frente; “Alerta de Colisão”,  que informa o motorista, por meio de LED projetado no para-brisa, quando há risco de colisão frontal e pré-carrega os freios, permitindo uma resposta rápida, se necessário. ; e “Assistente Autônomo de Detecção de Pedestres”, que detecta pedestres a frente do veículo, avisa o motorista e aciona os freios pré-carregados.

Aprovado
A sensação de dirigir uma lenda como essa é impagável e é difícil fazer críticas. O amplo revestimento em couro e a maciez, em todos os locais, são válidos, e a “lataria” de dentro, bipartida, remete aos modelos mais antigos da família, deixando um ar de nostalgia. Apesar de toda modernidade e evolução, o DNA está super presente.

De um modo geral, o esportivo dos sonhos de todos amantes de carros cumpre, com sobras, toda a espera e a expectativa em torno dele, e não esperávamos que fosse diferente. O novo Mustang carrega todo glamour e história da marca, e evoluiu a ponto de se modernizar sem perder elementos retrôs e elegantes. Por fim, definimos a máquina assim: potente, estrondosa, intimidadora, rápida, moderna, segura, tecnológica e feita para poucos.

O teste com o Mustang GT Premium foi feito em duas partes. Primeiro, o desempenho na cidade e, depois, na pista de 1.200 metros do Brasília Kart, que disponibilizou gratuitamente o local.

  • Mustang GT Premium – Ficha técnica

Motor: 5.0
Combustível: gasolina
Cilindros: 8 em V
Potência: 466 cv a 7000 rpm
Torque: 556 Nm a 4600 rpm
Rotação em marcha lenta: 600 rpm
Rotação máxima: 7500 rpm
Transmissão: automática de 10 marchas à frente e ré
Sistema de freio: cilindro mestre, reservatório de fluído, bomba de vácuo elétrica, ABS nas quatro rodas, sistema de disco freios dianteiros e traseiros, servofreio, pedal de freio.
Dimensões: 1.382mm (altura), 2.081mm (largura com espelho), 2.720mm (entre-eixos), 4.789mm (comprimento)
Peso em ordem de marcha: 1.783 kg
Tanque de combustível: 60,5 litros
Preço: R$ 299.900

Agradecimento
Brasília Kart
Endereço: DF 250, KM 7,5 – Paranoá, Brasília-DF
Facebook: https://www.facebook.com/brasiliakart/
Contato: (061) 99866-9200 / reservas@brasiliakart.com.br