Claro lança eSIM, tecnologia que sincroniza dois gadgets em uma linha

Tido como a evolução do SIM Card, solução dispensa o uso do chip físico e vem embutido em celulares com suporte ao sistema

atualizado 28/03/2019 17:34

iStock

Demorou, mas chegou. A tecnologia eSIM, tida como a evolução natural dos tradicionais SIM cards utilizados nos celulares, acaba de ser lançada no Brasil por meio da operadora Claro. A principal novidade é que o sistema permite o uso simultâneo e independente da mesma linha e plano contratado em dois dispositivos (no smartphone e no smartwatch, por exemplo).

O equipamento é três vezes menor que um nano SIM, liberando mais espaço no interior dos celulares. Por essa razão, já vem embutido em aparelhos compatíveis com a tecnologia. A novidade facilita a transição de dados sem que o usuário precise manusear o chip e trocá-lo cada vez que for usar um dispositivo diferente. Tudo é feito de forma digital.

Com isso, usuários de smartwatchs poderão se conectar à internet utilizando o relógio sem estar, necessariamente, próximo ao smartphone. A última geração como Apple Watch, por exemplo, já oferece essa possibilidade.

Aliás, a internet das coisas (conhecida por IoT, no acrônimo em inglês) deverá ser uma área que usará bastante a funcionalidade. Carros, utensílios domésticos, peças de vestuários entre outros itens poderão ser conectados à web de forma mais prática, tendo o potencial de impulsionar o surgimento de novos nichos.

“O fim da necessidade de ter um chip físico no smartphone traz mais conveniência e segurança para o cliente e mais produtividade para a operadora. Fica muito mais fácil e rápido ativar uma nova linha ou realizar uma portabilidade, por exemplo”, afirma Márcio Carvalho, diretor de marketing da Claro Brasil. O serviço estará disponível a partir de 29 de março.

Últimas notícias