metropoles.com

Cidadania decide apoiar Lula e pode descartar federação com o Podemos

Em votação interna, nesta quarta (28/12), o partido Cidadania registrou 16 dos 21 votos a favor de apoio ao governo Lula

atualizado

Compartilhar notícia

Fábio Vieira/Metrópoles
Roberto Freire, Presidente Nacional do Cidadania acompanha a A candidata à presidência da República, Simone Tebet (MDB) participa de debate na Fiesp em São paulo 5Roberto Freire, Presidente Nacional do Cidadania - Metrópoles
1 de 1 Roberto Freire, Presidente Nacional do Cidadania acompanha a A candidata à presidência da República, Simone Tebet (MDB) participa de debate na Fiesp em São paulo 5Roberto Freire, Presidente Nacional do Cidadania - Metrópoles - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

A Executiva Nacional do Cidadania aprovou, nesta quarta-feira (28/12), o apoio do partido ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A decisão foi tomada após votação realizada entre os dirigentes. Foram 16 votos favoráveis dos 21 totais.

Os cinco restantes não participaram da votação. Entre eles, o presidente do partido, Roberto Freire.

Com a decisão de apoiar o petista em 2023, abre margem para uma possível participação da legenda no governo. O nome mais cotado para assumir algum cargo no Executivo é o da senadora Eliziane Gama (MA). Ela apoiou Lula no segundo turno das eleições e participou do conselho político do gabinete de transição.

Podemos

O Cidadania formou federação com o PSDB para disputar as eleições deste ano. Sem concorrentes ao Palácio do Planalto, as siglas apoiaram a candidatura de Simone Tebet (MDB) e concordaram com a indicação de Mara Gabrilli (PSDB) como vice da chapa. Mas, após a derrota de Tebet em primeiro turno, o Cidadania seguiu a ex-candidata e declarou apoio formal à campanha de Lula em segundo turno. Do outro lado, os tucanos optaram pela neutralidade.

Nas últimas semanas, porém, houve articulações para que o Podemos entrasse na federação junto do Cidadania e o PSDB. No entanto, a legenda presidida por Renata Abreu, tem indicado que será oposição a Lula assim como os tucanos, o que poderá levar o Cidadania rejeitar a integração da sigla ao grupo.

O futuro governo já conta com apoio de mais de dez partidos. Das agremiações que participarão da base governista, ao menos 9 estão com a chapa do PT e PSB desde o primeiro turno. Além dos partidos do presidente e do vice, estiveram na coligação majoritária: PV, PCdoB, PSOL, Rede, Solidariedade, Avante e Agir.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?