Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Brasil

Ciclone extratropical: Inmet emite alerta para vendaval no RJ, SP e ES

Previsão é que ventos fortes atinjam a região na sexta-feira (19/8). Fenômeno está associado à formação de ciclone extratropical

19/08/2026 17:45, atualizado 20/08/2026 06:46
Inmet/|Reprodução
Imagem colorida

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou alerta amarelo (imagem destaque) para a possibilidade de vendaval no litoral do Rio de Janeiro, de São Paulo e do Espírito Santo para esta sexta-feira (21/8). O fenômeno está associado à formação de novo ciclone extratropical próximo ao litoral da Região Sul.

De acordo com o alerta, os ventos podem variar entre 40 km/h e 60 km/h. A aviso vale para toda sexta-feira (21/8), atingindo todo o litoral carioca, litoral norte paulista e pequena porção no litoral capixaba.

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

A atuação do sistema favorece o transporte de ar frio e dá origem a uma frente fria, que avança pela região e provoca queda de temperatura no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná, além do sudoeste de Mato Grosso do Sul.

Com isso, na quinta-feira (20/8), as temperaturas mínimas podem ficar abaixo de 10 °C no sul do Paraná, oeste de Santa Catarina e em grande parte do interior do Rio Grande do Sul.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles