“Ciclone bomba”: frente fria avança e promete temporais no Sul

Formação de ciclone extratropical no Uruguai ajuda a organizar sistema que provoca chuva forte, rajadas de vento e trovoadas no Sul

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Cris Faga/NurPhoto via Getty Images
Confira cidades do interior de São Paulo que podem registrar menos de 8ºC após frente fria - Metrópoles
1 de 1 Confira cidades do interior de São Paulo que podem registrar menos de 8ºC após frente fria - Metrópoles - Foto: Cris Faga/NurPhoto via Getty Images

A formação de nova frente fria associada a um ciclone extratropical que pode evoluir para “ciclone bomba” deve provocar temporais no Sul do país entre quinta-feira (7/5) e sexta-feira (8/5), com maior risco para áreas do oeste e do sul do Rio Grande do Sul.

O sistema avança pelo país até o dia 11 de maio e provoca temporais, rajadas intensas e queda de temperatura. De acordo com a Climatempo, a frente fria é do tipo continental, o que significa que os efeitos não ficam restritos ao litoral e avançam pelo interior do Brasil.

Segundo meteorologistas, o sistema será organizado por uma área de baixa pressão entre Argentina e Uruguai.

Confira a previsão

Os mapas meteorológicos indicam aumento da instabilidade sobre o Sul ao longo do dia, com áreas de chuva mais expressiva avançando pelo território gaúcho. A tendência é de formação de núcleos carregados, especialmente perto da fronteira com o Uruguai. Em algumas áreas, as pancadas podem ocorrer com intensidade moderada a forte.

O termo “ciclone bomba” é usado quando há queda muito rápida da pressão atmosférica em um intervalo de 24 horas, intensificando o sistema. Apesar do nome, meteorologistas ressaltam que o fenômeno é relativamente comum nas latitudes mais ao sul da América do Sul nesta época do ano.

Enquanto o Sul concentra as instabilidades, o Sudeste segue sob influência de massa de ar mais estável. Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais devem continuar com tempo firme e variação de nebulosidade. As temperaturas seguem elevadas durante a tarde, com máximas perto dos 30°C em áreas paulistas e fluminenses.

No litoral do Espírito Santo, porém, ainda há condição para chuva isolada ao longo do dia, favorecida pela circulação de umidade vinda do oceano. A previsão também aponta formação de nevoeiro em pontos do Sudeste nas primeiras horas da manhã.

No Centro-Oeste, o tempo permanece mais seco e estável, reforçando o padrão típico do outono. As manhãs continuam mais amenas, enquanto as tardes seguem quentes, especialmente em Mato Grosso e Goiás.

Já no Norte e em parte do Nordeste, a chuva continua frequente e mais volumosa. Áreas do Amazonas, do Maranhão, do Piauí e do Ceará seguem sob influência da Zona de Convergência Intertropical, que mantém corredores de umidade e favorece pancadas persistentes ao longo do dia.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?