Chuvas deixam 8 mortos e 12 mil fora de casa em Pernambuco e Paraíba
Defesa Civil Nacional decretou situação de emergência nos estados, onde mais de 12 mil estão fora de casa

As fortes chuvas que atingem Pernambuco e Paraíba desde sexta-feira (1º/5) deixaram ao menos oito mortos e mais de 12 mil pessoas desalojadas ou desabrigadas, segundo a Defesa Civil. Os dois estados tiveram situação de emergência decretada pelo governo federal.
Nesta segunda (4/5), o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Waldez Góes, desembarca na região.
Em Pernambuco, seis pessoas morreram em decorrência dos temporais. Três das vítimas eram da mesma família, que teve a casa atingida por um deslizamento de terra.
Os danos provocados pelo temporal deixaram 1.632 pessoas desabrigadas e 7.908 desalojadas em ao menos 18 municípios, entre sexta-feira (1º) e a tarde deste domingo (3). Ao todo, 9.540 pessoas foram afetadas.
Entre no canal de WhatsApp do MetrópolesO governo estadual mobilizou equipes técnicas para monitorar as áreas de risco, atender as ocorrências de ajuda humanitária, além de disponibilizar cerca de 30 abrigos à população com mais 4,4 mil itens essenciais básicos.
“Temos dezenas de famílias ilhadas após as chuvas que atingiram Pernambuco. Já estamos com as máquinas trabalhando para restabelecer o direito de ir e vir da população e só vamos sair daqui quando concluirmos todas essas reconexões”, destacou a governadora Raquel Lyra.
Paraíba
Na Paraíba, duas pessoas morreram. Segundo o governo, 16 municípios foram afetados pelas chuvas. Ao todo, 2.913 pessoas estão fora de casa, sendo 2.210 desalojados e 703 desabrigadas.
Até o momento, o nível do Rio Paraíba, que transbordou após o temporal, apresentou redução considerável e a previsão indica que as chuvas retornem com mais força na terça.
Ministro visita Paraíba e Pernambuco
Na Paraíba, o ministro Waldez Góes terá uma reunião operacional com o governador Lucas Ribeiro seguida de “inspeção nos pontos críticos de alagamento” do estado. Em Pernambuco, o ministro segue para uma reunião com a governadora Raquel Lyra, no gabinete de crise montado na Defesa Civil estadual.
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional aponta os municípios de Timbaúba (PE) e Bayeux (PB) como pontos críticos, com situação de emergência ambiental decretada.O MIDR também aprovou o plano de trabalho de Timbaúba para repasse de R$ 1,18 milhão destinado a ações de defesa civil.











