Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Brasil

"Checado" pelo X, Orlando Silva diz desconsiderar notas da comunidade

A primeira-dama Janja teve seu perfil na rede social X hackeado na segunda-feira passada (11/12) e Orlando Silva saiu em defesa dela

22/12/2023 15:06, atualizado 22/12/2023 15:07
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Deputado Federal Orlando Silva - Metrópoles

O deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP), que é relator do Projeto de Lei 2630, conhecido como PL das Fake News, usou de exemplo o recente ataque hacker à primeira-dama Janja para defender a regulação das redes sociais. E uma postagem dele na plataforma X, o antigo Twitter, foi alvo do serviço de checagem da rede, o chamado Notas da Comunidade.

Veja a publicação original do parlamentar e a nota:

A ferramenta de checagem do X fez uma correção ao deputado, alegando que o PL das Fake News, ainda que aprovado, não “mudaria em nada” a situação de Janja. Essas notas são escritas pelas próprias pessoas que utilizam a plataforma – e só aparecem nas publicações caso outros usuários votem e concordem.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles
“O PL 2630 não contém nenhuma menção a ataques hackers, portanto a aprovação da PL não mudaria nada no caso da primeira dama”, diz a nota da checagem.

Procurado pelo Metrópoles, o deputado ressaltou que valoriza os trabalhos de checagem, mas que não que considera as “Notas de Comunidade” tenham esse papel.

“Eu respeito e valorizo o trabalho feito pelas agência de checagem, é técnico, especializado, fundamental para liberdade de expressão. Não considero “nota de comunidade”, me parece artifício da direção da empresa para sustentar uma visão ideológica. A publicação que fiz, e a correspondente “nota de comunidade”, é um bom exemplo disso. Aliás, foi manipulado pela extrema direita, sobretudo pelos seus deputados. É mais uma face dos tempos estranhos que vivemos, com manipulações de todas as formas e superexposição de idiotas, como já nos alertava Umberto Eco”, disse Orlando Silva ao Metrópoles, referindo-se ao filósofo e escritor italiano que disse que “as redes sociais deram voz a uma legião de imbecis”.

Ele ainda destacou que movimentos de extrema-direita utilizaram esse recurso como ferramenta para suas pautas, e que vivemos “em face a tempos estranhos”, com manipulações e superexposição “de idiotas”.

Janja teve seu perfil na rede social X hackeado na segunda-feira passada (11/12). O suspeito do ataque hacker divulgava virtualmente conteúdo nazista, e ela própria respondeu à ironia da plataforma quanto aos comentários sobre uma possível ação processual.