Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Brasil

Cedae é multada em R$ 1 milhão por esgoto na Lagoa Rodrigo de Freitas

Mudança na coloração e forte cheiro na água de um dos cartões-postais do Rio são as principais reclamações dos moradores do bairro

Da Redação18/02/2021 12:17
Compartilhar notícia

Rio de Janeiro – A Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura do Rio multou em R$ 1 milhão a Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae), nesta quinta-feira (18/2), por despejo de esgoto no Rio dos Macacos, que desemboca na Lagoa Rodrigo de Freitas, zona sul da cidade.

Desde o início do ano, a Cedae havia sido notificada duas vezes (dias 14 e 22 de janeiro) para que resolvesse o problema de uma bomba elevatória próxima à comporta que fica na Rua General Garzon, nas imediações da Ilha Piraquê.

No entanto, o problema persistiu. Técnicos da Coordenadoria de Defesa Ambiental da Secretaria concluíram que a Cedae vinha executando os serviços de forma paliativa, o que impedia a resolução do crime ambiental.

A poluição no Rio dos Macacos reduz a quantidade de oxigênio na Lagoa, num momento de altas temperaturas e poucas chuvas, o que torna o equilíbrio do ecossistema ainda mais difícil, elevando o risco de morte de peixes.

A prefeitura descobriu o vazamento após fazer análises da água da Lagoa, em função de uma mudança na coloração, o forte cheiro e a reclamação constante de moradores e frequentadores da área.

A Cedae foi multada com base nos artigos 61 e 62 do decreto federal nº 6.514, de junho de 2008. De acordo com o decreto, é passível de multa quem causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que “resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da biodiversidade”.

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters