metropoles.com

Em delação, Élcio diz que Lessa usou submetralhadora desviada do Bope para matar Marielle

Ex-PM Élcio Queiroz admitiu, em delação premiada à PF, ter participado do assassinato da vereadora Marielle Franco

atualizado

Compartilhar notícia

PCERJ/Divulgação
Ronnie Lessa e Elcio Queiroz - Os dois aparecem em uma montagem com um fundo branco
1 de 1 Ronnie Lessa e Elcio Queiroz - Os dois aparecem em uma montagem com um fundo branco - Foto: PCERJ/Divulgação

O ex-policial militar Élcio Queiroz (à direita na foto em destaque) afirmou, em delação premiada à Polícia Federal, que a submetralhadora usada nos assassinatos da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes era do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope).

No depoimento, já homologado pela Justiça, Élcio confessou a participação no assassinato e detalhou a ação criminosa. Segundo ele, o responsável pelos disparos foi o ex-policial reformado Ronnie Lessa (à esquerda na imagem destacada).

0

A submetralhadora MP5 teria sumido após o paiol do Bope pegar fogo. “Houve um incêndio no Batalhão de Operações Especiais, no paiol, e essa arma foi extraviada. Essa e outras armas foram extraviadas nesse incêndio aí e essa arma ficou com uma pessoa que eu não sei quem é. Essa pessoa conseguiu fazer a manutenção dela e vendeu para ele [Ronnie Lessa]”, disse Élcio na delação, obtida pelo Metrópoles.

O ex-policial afirmou ainda que não sabe quem forneceu a arma, mas imagina que tenha sido “alguém que estava na ativa, na época do incêndio no paiol”.

Na delação, Élcio diz que Lessa teria deixado a submetralhadora com um amigo policial. “Quando estávamos presos, ele me falou que tinha receio, porque havia “umas coisinhas” dele, conforme ele falou, com o [amigo policial], o que me leva a crer que, diante do “carinho” que ele tinha pela arma e a forma que ele falou, “coisinha” poderia ser a arma.”

Antes disso, Lessa teria dito para Élcio que havia “picado” a arma e jogado no fundo do mar da Barra da Tijuca em “uma parte que dá 30 metros”. Élcio alega, no entanto, não acreditar nessa versão, pois, em uma visita à casa de Lessa, encontrou o colega mexendo em um silenciador compatível com o utilizado na submetralhadora.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?