metropoles.com

Indicado por Lira, Carlos Vieira toma posse na presidência da Caixa

Carlos Vieira foi indicado ao posto pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Sem Lula e Haddad, a cerimônia foi esvaziada

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/YouTube
Imagem colorida mostra Carlos Silva toma posse na Caixa - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra Carlos Silva toma posse na Caixa - Metrópoles - Foto: Reprodução/YouTube

O novo presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira, tomou posse oficialmente nesta quinta-feira (9/11), em cerimônia realizada na Caixa Cultural, em Brasília. Vieira foi nomeado para o cargo na última sexta-feira (3/11). Ele chegou ao posto por indicação do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).

O presidente Lula (PT) não prestigiou o evento. Quem representaria o governo federal seria o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, mas ele acabou desmarcando a ida para comparecer a uma reunião com Lula e o presidente da Petrobras no Palácio do Planalto.

A Fazenda esteve presente na figura do secretário-executivo, o número dois de Haddad, Dario Durigan. Dario deu a Vieira o crachá e o pin, que costumam ser entregues aos presidentes do banco.

Lira não compareceu ao evento, pois viajou para sua base, Alagoas. Estavam presentes os ministros Luiz Marinho (Trabalho) e André Fufuca (Esporte), além da secretária-executiva da Casa Civil, Miriam Belchior, representando Rui Costa, e do presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.

Discurso

Em discurso, Vieira resgatou falas do presidente Lula sobre o crescimento do PIB aliado ao desenvolvimento do país. “Não adianta só crescer e não ter distribuição. Ele (Lula) vai ter na Caixa um elemento indutor de crescimento”, disse o novo presidente do banco público.

Ele também fez agradecimento à sua antecessora, a economista Rita Serrano, e disse querer perseguir o patamar a a que ela alçou a Caixa. “Rita foi responsável por trazer a empresa a apresentar resultados recorrentes, coisa que a Caixa não fazia há muitos anos. Dia 14 de novembro, nós estamos apresentando o balanço da Caixa, e tem que ser feita uma carta de agradecimento à Rita, porque foi a gestão dela que trouxe a empresa de volta a esse patamar que nós queremos que continue existindo”, afirmou.

Levado ao posto pelo Centrão, que cobrava espaço na Caixa por apoio no Congresso, ele ainda salientou que, em sua gestão, o diálogo com parlamentares “vai continuar”.

Veja o evento:

Como mostrado pelo colunista do Metrópoles Igor Gadelha, na quarta (8/11), aliados de Vieira minimizaram a ausência de Lula na posse. Eles garantiram estar “tudo bem” na relação entre Vieira e Lula. Lembraram, inclusive, que os dois já se reuniram ao menos duas vezes desde que a troca no banco público foi anunciada.

A postura é diferente da adotada por Lula durante a posse de Rita Serrano, demitida pelo petista após forte pressão do Centrão.

Em janeiro de 2023, início de seu terceiro governo, o presidente da República fez questão de comparecer à posse de Rita Serrano, também realizada em Brasília.

A presidente demitida da Caixa, por sinal, também não comparecerá à posse do sucessor. Após deixar o cargo, Rita tirou férias e viajou para fora do Brasil.

Perfil do novo presidente da Caixa

Vieira é funcionário de carreira da Caixa e já trabalhou em governos petistas. Ele foi secretário-executivo o Ministério da Integração Nacional em 2012, primeiro governo Dilma Rousseff.

Em 2012, por exemplo, Fernandes assumiu a Secretaria-Executiva do Ministério da Integração Nacional. Na época, a pasta era comandada pelo deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), aliado do presidente da Câmara.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?