Campanha de vacinação contra poliomielite começa na segunda (8/8)

Ação vai de 8 de agosto a 9 de setembro. Dia D de conscientização será em 20 de agosto. Público é de 14 milhões de crianças de 1 a 4 anos

atualizado 05/08/2022 20:21

vacinação gotinha poliomieliteMyke Sena/Especial Metropoles

Começa, na próxima segunda-feira (8/8), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, coordenada pelo Ministério da Saúde. Na mesma data, também terá início a campanha para atualizar a caderneta de vacina de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade.

De acordo com o órgão, as campanhas vão até 9 de setembro, sendo 20 de agosto o dia D de divulgação e mobilização nacional. Estados, municípios e Distrito Federal terão autonomia para definir outras datas de mobilização, de acordo com a situação local.

A meta deste ano é vacinar 95% das crianças de 1 a 4 anos de idade contra a poliomielite. O público é formado por 14,3 milhões de pessoas.

A ação visa melhorar os indicadores de imunização infantil no Brasil, que estão em queda desde 2015. No ano passado, a campanha ficou longe de bater a meta estipulada pelo governo, com cobertura de apenas 69,9% do público-alvo.

Publicidade do parceiro Metrópoles 1
Publicidade do parceiro Metrópoles 2
Publicidade do parceiro Metrópoles 3
Publicidade do parceiro Metrópoles 4
0

Em crianças menores de 1 ano, o Ministério da Saúde aplica o esquema básico de imunização com três doses intramusculares. Nas crianças de 15 meses a 4 anos, a imunização é reforçada via oral, simbolizada pelo personagem Zé Gotinha.

Além da ação contra poliomielite, também será realizada a  atualização da caderneta de crianças e adolescentes menores de 15 anos que têm o cartão incompleto ou nunca foram imunizados.

Veja a nota técnica do Ministério da Saúde sobre a vacinação:

Informe Tecnico Campanha Nacional de Vacinacao Contra a Poliomielite e Multivacinacao Para Atualizacao Da C… by Rebeca Borges on Scribd

Mais lidas
Últimas notícias