metropoles.com

Caminhoneiros têm até o fim do ano para fazer exame toxicológico

Multa de exigência do exame toxicológico para caminhoneiros e profissionais com carteiras C, D e E volta a ser cobrada em dezembro

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
Caminhoneiro ouve aúdio em celular enquanto caminha por beira de rodovia onde se vê vários caminhos parados por conta de bloqueios realizados por apoiadores do presidente derrotado nas eleições, Jair Bolsonaro - Metrópoles
1 de 1 Caminhoneiro ouve aúdio em celular enquanto caminha por beira de rodovia onde se vê vários caminhos parados por conta de bloqueios realizados por apoiadores do presidente derrotado nas eleições, Jair Bolsonaro - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Depois de definir que caminhoneiros e outros motoristas profissionais serão novamente multados se não tiverem o exame toxicológico em dia, o governo publicou uma deliberação que define a data de 28 de dezembro como limite para a realização do teste. A norma vale para quem tem as carteiras C, D e E.

Assim, a multa pela exigência do exame, que havia sido suspensa por causa da pandemia do coronavírus, volta a valer a partir de 28 de dezembro deste ano. O retorno foi sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), segundo publicação no Diário Oficial da União (DOU) do último dia 20 de junho.

Na ocasião, a mudança na regra previa um prazo de seis meses, de forma escalonada, para que motoristas regularizassem a situação. No Diário Oficial desta sexta-feira (20/6), houve a publicação da data limite.

Clique aqui para ver a publicação.

Periodicidade do exame toxicológico

A legislação de trânsito prevê o exame toxicológico para motoristas de veículos de grande porte, que deve ser renovado a cada dois anos e meio. O exame pode detectar o uso recorrente de substâncias nos últimos 90 dias.

Importante lembrar que os profissionais com carteiras C, D e E que estiverem dirigindo veículos dos tipos A e B (motos e carros) também serão cobrados pelo exame.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?