metropoles.com

Camilo: “Aprovação do Novo Ensino Médio neste semestre é fundamental”

Texto do Novo Ensino Médio tramita na Câmara dos Deputados, mas está parado por falta de consenso entre o governo federal e o relator

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
Educação Camilo Santana Lula
1 de 1 Educação Camilo Santana Lula - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou, nesta quarta-feira (28/2), que a aprovação do projeto sobre o Novo Ensino Médio ainda neste semestre é “fundamental”. O texto tramita na Câmara dos Deputados, mas está parado por falta de consenso entre o governo federal e o relator, Mendonça Filho (União-PE).

“O prazo é do Congresso. Mas a ideia é que a gente possa aprofundar um debate melhor com o relator, com os líderes partidários, com a Frente Parlamentar Mista da Educação. Combinamos que vamos fazer uma reunião para debater esse tema”, afirmou o ministro.

A declaração foi feita durante o evento de troca de gestão da Frente Parlamentar Mista da Educação, no Congresso Nacional. “Espero que a gente possa [aprovar] ainda nesse semestre. Até porque, para que a gente possa implementar as mudanças para 2025, precisamos ter um tempo para que as redes se preparem para a mudança. É fundamental a aprovação nesse semestre aqui na Câmara e no Senado”, disse .

A proposta, enviada ao Congresso Nacional pelo governo em outubro de 2023, visa atualizar a lei do Novo Ensino Médio, sancionada em 2017.  No texto, o Ministério da Educação propôs que as horas totais para disciplinas obrigatórias aumentassem para 2.400, e que a carga horária para disciplinas optativas fosse reduzida para 600 horas totais.

Atualmente, a regra em vigência prevê que os estudantes tenham 1.800 horas totais, ou seja, nos três anos, destinados a disciplinas obrigatórias. Além disso, a norma atual prevê 1.200 horas para disciplinas optativas, escolhidas pelo aluno.

No parecer divulgado no fim de semana, no entanto, o relator fez reduções na proposta feita pelo governo.

Mendonça Filho alterou a carga horária para 2.100 horas obrigatórias e 900 horas optativas. Ainda de acordo com o texto, do total de horas obrigatórias, 300 poderão ser destinadas ao aprofundamento de conteúdos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) relacionadas à formação técnica profissional.

 

 

 

 

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?