metropoles.com

Alckmin diz que vai conversar com Lira para acelerar novo ensino médio

Projeto de novo ensino médio tramita na Câmara dos Deputados, mas ainda não houve consenso entre relator e governo sobre carga horária

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
imagem colorida de Lula, Alckmin e Lira na PGR - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida de Lula, Alckmin e Lira na PGR - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) disse, nesta quinta-feira (28/12), que vai conversar com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para acelerar a aprovação do projeto que atualiza as normas do ensino médio. A declaração foi dada a jornalistas após reunião com o ministro da Educação, Camilo Santana (PT), na sede do ministério.

“A proposta do Camilo Santana é corretíssima. (…) Esperamos que no começo do ano… Vou conversar com o presidente Arthur Lira. Acho que é uma boa proposta. Vou conversar com o relator, Mendonça Filho [União Brasil-PE] para a gente poder avançar nesta lei”, disse.

As discussões sobre o projeto se arrastam diante de um impasse entre o relator e o governo. Enquanto Mendonça Filho propõe, por exemplo, a ampliação de 1,8 mil para 2,1 mil a quantidade de horas destinadas a disciplinas obrigatórias no Novo Ensino Médio, o projeto do Ministério da Educação (MEC) propõe 2,4 mil horas.

O texto do governo foi enviado ao Congresso em outubro, com aumento das horas de disciplinas obrigatórias e redução da carga horária para disciplinas optativas de 1,2 mil para 600 horas. O texto do relator prevê 900 horas de disciplinas optativas.

Havia expectativa de que o projeto fosse votado neste ano, mas após entrega do último relatório do deputado, na primeira quinzena de dezembro, não houve tempo hábil para discussões e votação e Mendonça disse que o debate ficaria para 2024.

O relator foi ministro da Educação de maio de 2016 a abril de 2018. A lei que estabelece diretrizes e bases da educação nacional, com a carga horária mínima do ensino médio, é de fevereiro de 2017, período em que Mendonça chefiava a pasta.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?