metropoles.com

Câmara aprova PL que declara Dia da Consciência Negra feriado nacional

Projeto de lei torna feriado nacional o dia 20 de novembro, Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. Falta a sanção de Lula

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Imagem colorida do plenário da Câmara dos Deputados do Brasil (Congresso Nacional) - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida do plenário da Câmara dos Deputados do Brasil (Congresso Nacional) - Metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (29/11), o projeto de lei que declara feriado nacional o dia 20 de novembro, dedicado ao Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.

A proposta, de autoria do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), teve regime de urgência aprovada no dia 21 de novembro. O texto foi aprovado com 286 votos favoráveis, 121 contra e duas abstenções. Como já tinha passado pelo Senado, a matéria agora segue para sanção presidencial.

O texto é defendido pelo bancada negra da Câmara. A Fundação Cultural Palmares também propõe a data como feriado nacional, conforme o presidente da instituição, João Jorge Rodrigues, disse ao Metrópoles.

A relatora do projeto, Reginete Bispo (PT-RS) defendeu a aprovação. “Nossa legislação prevê um número reduzido de feriados nacionais. São datas alusivas ao que o país considera mais relevante em sua história. Se uma dessas datas não faz referência direta à população negra, é óbvio que nossa história estará sendo muito mal contada”, defendeu.

“O estabelecimento desta data como feriado nacional é de grande relevância para que essa parcela da sociedade, que representa mais da metade de nossa população, receba mais um aceno público e oficial de sua importância para o Brasil”, completa.

A oposição se colocou contra a proposta argumentando que alguns estados e municípios já adotam a data, além de haver outros dois feriados nacionais durante o mês de novembro.

Atualmente, o Dia da Consciência Negra é feriado em menos de um terço dos municípios do país e em apenas seis estados: Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?