
BTG/Nexus: a 12 dias do 2º turno, Flávio tem 52%, e Lula soma 48%
O senador está numericamente à frente do petista no segundo turno da disputa pela Presidência da República, mas em empate técnico

A 17ª rodada da pesquisa presidencial BTG/Nexus, divulgada nesta terça-feira (13/10), revela que, a 12 dias das eleições, Flávio Bolsonaro (PL) está numericamente à frente do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno da disputa pela Presidência da República, mas em estimativa de empate técnico: o senador tem 52% contra 48% do petista em votos válidos.
O levantamento indica que 92% dos entrevistados têm certeza de seu voto no segundo turno, enquanto 7% admitem que podem mudar de ideia. Deste contingente que ainda pode mudar de voto, 20% dizem que poderiam votar em Lula e 16% afirmam que poderiam escolher Flávio.
No quesito rejeição, Flávio apresenta melhor índice do que Lula. Em relação à pesquisa anterior, caiu de 51% para 47% a fatia de eleitores que não votaria de jeito nenhum no senador. Por outro lado, a rejeição ao petista aumentou 3 pontos percentuais e foi de 48% para 51%.

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles
Frequência de envio: Diário
Ver todasA pesquisa mostra que o presidente Lula é aprovado por 45% e desaprovado por 50% dos entrevistados. Os que não sabem ou não responderam representam 5%.
No detalhamento qualitativo do governo federal, 34% dos entrevistados avaliam a administração petista como “ótima ou boa”, ao passo que 45% a classificam como “ruim ou péssima”. A parcela de eleitores que considera o desempenho da gestão “regular” soma 20%.
Entre no canal de WhatsApp do MetrópolesFlávio visita o pai
Flávio Bolsonaro inicia esta terça reunindo-se com o pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em Brasília, pouco antes de seguir agenda de campanha em São Paulo. A visita foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), após 90 dias de proibição.
O veto às visitas se encerrou no domingo (11/10). Segundo o magistrado, não surgiram fatos novos que justificassem a prorrogação da medida.
Moraes, no entanto, proibiu encontros com “finalidade político eleitoral” e divulgação de quaisquer manifestos ou declarações do ex-chefe do Executivo sobre as eleições, inclusive por intermédio de terceiros. Bolsonaro está em prisão domiciliar, após ser condenado a 27 anos e 3 meses de prisão por liderar trama golpista.
Lula busca MEIs
Na busca por uma reação no segundo turno, Lula prepara o anúncio, nesta terça, de um pacote de medidas voltadas para microempreendedores individuais (MEIs) e empresas enquadradas no Simples Nacional.
As propostas incluem novas linhas de crédito e iniciativas para reduzir o endividamento de empreendedores. A iniciativa objetiva aproximar o petista de um segmento do eleitorado no qual, segundo a campanha, há resistência ao presidente.
Lula deve assinar decretos e enviar um projeto de lei complementar (PLP) sobre o tema ao Congresso Nacional. As medidas estavam em discussão desde o fim da última semana e ainda eram finalizadas pela equipe do petista na segunda-feira (12/10).
Metodologia
A rodada 17 da sondagem Eleições 2026 foi encomendada pelo BTG Pactual e realizada pela Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados, da FSB Holding.
Foram ouvidos 2.002 eleitores, por telefone, entre os dias 10 de outubro e 12 de outubro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para cima ou para baixo, com intervalo de confiança de 95%.
A pesquisa BTG/Nexus está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código BR-07997/2026.
