metropoles.com

Brasileira é homenageada nos EUA por combate ao trabalho escravo

Pureza Lopes Loyola recebeu o prêmio “Heróis no Combate ao Tráfico de Pessoas” do secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images/ Anadolu Agency
Foto colorida da brasileira Pureza Lopes homenageada nos Estados Unidos - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida da brasileira Pureza Lopes homenageada nos Estados Unidos - Metrópoles - Foto: Getty Images/ Anadolu Agency

A brasileira Pureza Lopes Loyola, de 80 anos, recebeu nesta quinta-feira (15/6) o prêmio “Heróis no combate ao tráfico de pessoas” das mãos do secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken.

A cerimônia tinha como objetivo homenagear personalidades de diversas partes do mundo pelo seus esforços para combater o tráfico de pessoas e o trabalho escravo. A embaixadora geral para Monitorar e Combater o Tráfico de Pessoas dos EUA, Cindy Dyer, também participou do evento.

“Pureza Lopes Loyola, do Brasil em reconhecimento à sua defesa inabalável em nome dela mesma, de seu filho e de outras pessoas que sofreram trabalho forçado, inclusive por meio de documentação em primeira mão de evidências e testemunhos para ilustrar a gravidade e a proliferação de práticas de exploração no Brasil rural”, afirmou Dyer sobre a brasileira.

Pureza Lopes Loyola

Natural do Maranhão, Pureza ganhou notoriedade internacional pelo desenvolvimento de atividades e ações para combater o trabalho escravo no Brasil, principalmente nas regiões rurais.

Sua história de combatente começou na década de 1990 quando ficou sem notícias de seu filho Antônio Abel e passou a peregrinar nas fazendas do Maranhão em busca dele. Durante o seu trajeto se deparou com centenas de trabalhadores vítimas de maus-tratos e em situação semelhante à escravidão.

A história da maranhense chegou a virar filme com direção de Renato Barbieri e protagonizado pela atriz Dira Paes.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?