metropoles.com

Brasil supera os 2,9 milhões casos prováveis de dengue

No ano passado, o país registrou 1.649.144 casos prováveis da doença e 1.179 mortes, segundo o Ministério da Saúde

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Imagem colorida mostra teste para diagnóstico de dengue - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra teste para diagnóstico de dengue - Metrópoles - Foto: Getty Images

O Brasil registrou 2.965.988 casos prováveis de dengue até esta terça-feira (9/4). Os dados estão presentes no Painel de Monitoramento das Arboviroses, do Ministério da Saúde, com informes diários sobre dengue, zika e chikungunya.

O índice representa um aumento de 79,8% se comparado com o número de casos registrados ao longo de 2023, quando 1.649.144 casos da doença foram detectados, segundo o Ministério da Saúde. O ano passado foi o segundo pior da série histórica e o mais letal, com 1.179 vidas perdidas.

Segundo o painel, o Brasil notificou, em 2024, 1.117 mortes por dengue, e outros 1.806 óbitos estão sob investigação. O coeficiente de incidência da doença no país é de 1.460,6 casos para cada grupo de 100 mil habitantes.

Dengue: 2024 bate recorde e número de casos supera os últimos 20 anos

O Distrito Federal é a unidade da federação com a maior incidência da doença, com 7.297 casos para cada 100 mil habitantes. Seguido por Minas Gerais (4.573), Espírito Santo (2.618), Paraná (2.534) e Goiás (2.120).

0

Medidas de preservação

O Ministério da Saúde reforça a necessidade de combate aos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, e a utilização de repelentes corporais para evitar a picada do mosquito.

As principais medidas para evitar a proliferação do Aedes aegypti são: limpar reservatórios de água, retirar folhas e sujeiras que possam gerar acúmulo de água nas calhas, guardar pneus em locais cobertos e utilizar areia nos pratos de vasos de plantas.

A pasta iniciou a vacinação contra a dengue para pessoas de 10 a 14 anos em municípios selecionados. No entanto, o ministério reforça que a medida não irá apresentar resultados imediatos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?