metropoles.com

Brasil receberá 8 milhões de doses de vacina a menos em março

Ministério da Saúde informou, na quinta-feira (4/3), que receberá 38 milhões de imunizantes neste mês. Previsão do governo era de 46 milhões

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação Galeão
Vacinas chegam no Aeroporto do Galeão
1 de 1 Vacinas chegam no Aeroporto do Galeão - Foto: Divulgação Galeão

O Ministério da Saúde prevê a entrega, ao longo deste mês, de aproximadamente 38 milhões de doses de imunizantes contra o novo coronavírus. O número é 17,4% menor do que o divulgado em fevereiro, quando a pasta anunciou a entrega de 46 milhões de doses.

Os dados sobre a entrega de vacinas foram atualizados na quinta-feira (4/3) e constam no Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Das doses que tiveram a entrega atrasada, cerca de 4 milhões são da vacina desenvolvida pela AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford, que seriam importadas da Índia.

As doses seriam entregues ainda neste mês, mas não devem chegar a tempo e, portanto, tiveram o prazo adiado para abril.

Estavam previstas outras 12,9 milhões de doses da vacina que seriam produzidas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) – dentre as quais apenas 3,8 milhões devem ser entregues. Nesse caso, a baixa foi causada pelo atraso da chegada de insumos do imunizante vindos da China.

0

Em nota, a Fiocruz esclareceu que o número total de doses a serem entregues ao PNI depende do cumprimento de todas as etapas iniciais de produção e requisitos de qualidade.

“Somente após os resultados dos lotes de validação e liberação pela Anvisa é que será possível precisar as datas e quantitativos a serem disponibilizados para o PNI”, esclareceu.

Além disso, o Ministério da Saúde contava com a chegada de 400 mil doses da vacina russa, a Sputnik V. No total, o governo trata da entrega de 10 milhões de doses do imunizante produzido pelo Instituto Gamaleya, a serem entregues entre abril e junho.

Por outro lado, a entrega de vacinas da Coronavac em março será maior, se comparada à previsão publicada no mês passado. Inicialmente, o governo informou que 18,1 milhões de doses seriam entregues neste mês. Agora, a pasta federal da Saúde elevou a projeção para 22,7 milhões.

Procurado, o Ministério da Saúde não se manifestou sobre o atraso. O espaço segue aberto.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?