metropoles.com

Brasil abriga 3 das 4 espécies de sucuri existentes no mundo

Sucuri-verde, sucuri-amarela e sucuri malhada são encontradas em território brasileiro e em outros países da América do Sul

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/Zoológico de Brasília
sucuri-zoologico
1 de 1 sucuri-zoologico - Foto: Divulgação/Zoológico de Brasília

A América do Sul é berço de uma fauna diversificada. Entre os animais conhecidos por habitarem a região, estão as sucuris, também conhecidas popularmente como anacondas.

Segundo a pesquisadora Juliana Terra, doutora em ecologia pela Universidade de São Paulo (USP), existem quatro espécies do animal em todo mundo. Dessas, três são encontradas no Brasil.

Em entrevista ao portal G1, Juliana explicou que cada espécie tem suas particularidades. A doutora coordena um projeto que estuda esses animais na região de Bonito, em Mato Grosso do Sul.

De acordo com a especialista, são quatro as espécies de sucuris existentes no mundo: sucuri-verde (Eunectes murinus); sucuri-amarela (Eunectes notaeus); sucuri de Bene (Eunectes beniensis; e sucuri malhada (Eunectes deschauenseei).

Ao G1, Juliana explica que esses animais são “sempre associadas a ambientes aquáticos, onde desempenham suas atividades como caça e reprodução”.

Das quatro espécies existentes no mundo, apenas a sucuri de Bene não é encontrada no Brasil. O animal foi identificado primeiramente no Departamento de Bene, na Bolívia. A especialista conta que essa é uma das espécies menos estudadas.

Considerados de médio porte, os machos adultos medem cerca de 2 metros de comprimento. As fêmeas chegam a 3 metros.

0
Espécies encontradas no Brasil

No Brasil, a sucuri-amarela pode ser encontrada na região do Pantanal, em estados como Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Ela também é identificada em países como Paraguai, Bolívia e Argentina.

Segundo Juliana, a espécie é considerada de grande porte: as fêmeas podem chegar aos 4 metros de comprimento e os machos chegam aos 2,5 metros.

Outra variação encontrada em território brasileiro é a sucuri malhada. Ela é identificada em sazonalmente em regiões alagadas no Pará, no Amapá, na Baixa Amazônia, em Santarém e na Ilha de Marajó. A espécie também ocorre na Guiana Francesa.

Considerada a menor entre as sucuris, a espécie pode chegar aos 3 metros, no caso das fêmeas, e no máximo a 2 metros, no caso dos machos.

O animal com mais informações disponíveis, segundo a pesquisadora, é a sucuri-verde. O animal é encontrado em diversos países, como Venezuela, Colômbia, Paraguai, Equador, Bolívia, Guiana Francesa, Suriname e Brasil.

Esta é a maior das espécies de sucuri: os machos podem alcançar aproximadamente 3,5 metros de comprimento, e as fêmeas chegam a 5 metros. Em casos raros, algumas alcançam até 6 metros de comprimento.

Compartilhar notícia