metropoles.com

Braço direito de Anderson Torres está na Abin por insistência de Lula

As ligações do delegado que foi homem de confiança de Anderson Torres, chefe da inteligência da PF de Bolsonaro e segue na chefia da Abin

atualizado

Compartilhar notícia

ARTE/ Metrópoles
Montagem com foto colorida da entrada da Abin e de Alessandro Moretti - Metrópoles
1 de 1 Montagem com foto colorida da entrada da Abin e de Alessandro Moretti - Metrópoles - Foto: ARTE/ Metrópoles

A manutenção do ex-chefe da inteligência da Polícia Federal (PF) do governo de Jair Bolsonaro (PL), Alessandro Moretti, na cúpula da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é um dos principais motivos para a relação de desconfiança e atrito entre as duas instituições.

Moretti já foi “braço direito” de Anderson Torres, ex-ministro da Justiça de Bolsonaro, na Secretaria de Segurança do Distrito Federal e não é considerado como alguém de confiança pelo alto escalão tanto da PF e quanto do Ministério da Justiça. Mesmo diante dessa situação, Lula mantém Moretti na Abin até o presente momento.

A operação da Polícia Federal desta semana, que lança suspeitas sobre Moretti quanto ao esquema de espionagem ilegal dentro da agência, aumentou ainda mais essa briga entre PF e Abin.

Delegado da Polícia Federal e natural de Votuporanga (SP), Alessandro Moretti, número dois da Abin desde março do ano passado, tem um histórico que o coloca próximo de diferentes políticos.

Chefe de polícia em cidade de petista

Entre 2000 e 2007, Moretti fez o início da sua carreira como delegado adjunto e chefe da PF de Araraquara (SP), no mesmo período em que Edinho Silva (PT) foi prefeito da cidade pela primeira vez.

Durante esse período, o prefeito e o chefe da PF foram próximos, relata um político da região.

Edinho foi coordenador da campanha de Lula em 2022 e possui influência nas nomeações do governo federal em Brasília, mesmo que à distância. Ele está em seu quarto mandato como prefeito de Araraquara.

Para se ter uma ideia, a ex-secretária de governo de Edinho em Araraquara, Juliana Agatte, deixou o cargo no município para assumir a secretaria executiva do Ministério do Esporte em janeiro de 2023 e, desde outubro, está na diretoria de Governança e Estratégia nos Correios.

O ex-chefe de gabinete de Edinho em Araraquara também está no governo federal atualmente. Ele é Silval Alan, que é secretário especial de Acompanhamento Governamental, na Secretaria de Relações Institucionais.

Filho de aliado de Temer

Se por um lado, Alessandro Moretti já trabalhou próximo de petistas, por outro ele tem uma ligação familiar que o aproxima de aliados do ex-presidente Michel Temer (MDB), que, por sua vez, já chegou a ser uma espécie de conselheiro informal de Bolsonaro.

O pai do número 2 da Abin de Lula, o bancário aposentado Jair Moretti, é o secretário de governo e aliado de longa data de outro Edinho, o Edinho Araújo (MDB), atual prefeito de São José do Rio Preto, ex-ministro de Portos e muito próximo de Temer.

Políticos da região relatam que Jair Moretti é uma pessoa de alta confiança de Edinho Araújo e era apoiador do governo Bolsonaro. Ele já manifestou posições antipetistas nas redes sociais, principalmente na época do impeachment de Dilma Rousseff (PT), e publicou foto ao lado de Temer.

Edinho Araújo não é qualquer aliado de Temer. Eles são muito próximos. O nome de Edinho Araújo foi citado inclusive na famosa carta de Temer para Dilma, em dezembro de 2015, quando a relação entre os então presidente e vice estava declinando. Na época, Temer lamentava que Dilma tivesse tirado Edinho do Ministério dos Portos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?