metropoles.com

Bope: operação na Maré mira envolvidos em tiroteio na véspera de Natal

Tiroteio deixou nove pessoas feridas na Avenida Brasil; duas das vítimas seguem internadas em estado grave

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Prefeitura do Rio
Imagem colorida de trânsito de veículos na Avenida Brasil, no Rio de Janeiro - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de trânsito de veículos na Avenida Brasil, no Rio de Janeiro - Metrópoles - Foto: Reprodução/Prefeitura do Rio

O Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) iniciou, na manhã desta terça-feira (26/12), uma operação no Complexo da Maré, na zona norte do Rio de Janeiro, com o objetivo de prender os criminosos envolvidos no tiroteio na Avenida Brasil, na véspera de Natal.

O tiroteio que aconteceu no último domingo (24/12) deixou nove pessoas baleadas. Duas das vítimas, o ortopedista Marilston da Silva Vaz e o pastor Fernando Rodrigues da Silva, seguem internadas em estado grave.

De acordo com a Secretaria de Estado de Polícia Militar, o Comando de Operações Especiais atua nas comunidades Parque União e Nova Holanda. A região é dominada pela maior facção do Rio. Além do Bope, atuam equipes do Batalhão de Ações com Cães (BAC). Até o momento, não houve prisões ou apreensões.

Estado de saúde

O ortopedista Marilston passou por uma cirurgia na noite dessa segunda-feira (25/12) e está internado no Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital Estadual Alberto Torres, em São Gonçalo, na Região Metropolitana. Já o pastor Fernando Rodrigues segue no Hospital Municipal Souza Aguiar, no centro da capital.

Além deles, o tiroteio deixou outras sete pessoas baleadas, sem gravidade, que receberam alta hospitalar ainda no domingo. Uma delas é o pediatra Mario Vaz, pai de Marilston. Ele teve uma lesão leve na cabeça.

Pai, filho e o amigo deles, o pastor Fernando Rodrigues, foram baleados quando saiam de uma celebração de Natal, na igreja Batista de Irajá, também na zona norte do Rio.

Tiroteio

De acordo com a Polícia Militar, a situação aconteceu quando equipes do Batalhão de Policiamento em Vias Expressas (BPVE) viram um carro suspeito deixando o Complexo da Maré, por volta das 14h30. Os PMs deram ordem de parada ao motorista do veículo, mas ele não obedeceu. Os ocupantes, então, começaram a atirar, atingindo três veículos que passavam pelo local naquele momento.

Uma viatura da PM também foi perfurada por disparos na parte dianteira e teve os pneus furados. Criminosos e policiais entraram em confronto e os suspeitos conseguiram fugir. O caso foi registrado na 21ª DP (Bonsucesso).

A PM destacou que a Avenida Brasil está com o policiamento reforçado no trecho onde ocorreu o tiroteio desde o último sábado, quando a deputada Giselle Monteiro (PL), irmã do ex-vereador Gabriel Monteiro, sofreu uma tentativa de assalto no local. Ela passava de carro pela via expressa e, na altura da Vila do João, que integra o Complexo da Maré, quando foi rendida. Na ocasião, a parlamentar teve o carro, que é blindado, cercado por bandidos, que fugiram sem levar nada.

Além de dois carros e uma viatura, um ônibus municipal — da linha 665 (Pavuna—Saens Peña) — que passava pela via, uma das principais do Rio, também foi atingido por disparos. Seis passageiros ficaram feridos e, durante a tarde, prestaram depoimento na 21ª DP (Bonsucesso), que investiga o caso, onde relataram momentos de terror a bordo do coletivo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?