metropoles.com

Bombeiros de Goiás resgatam carcará com asa machucada

Animal será levado pelo Corpo de Bombeiros ao Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama, em Goiânia

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/CBMGO
goias carcara resgatado
1 de 1 goias carcara resgatado - Foto: Divulgação/CBMGO

Goiânia – O Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO) resgatou um carcará em área urbana da capital goiana. De acordo com a corporação, o animal estava machucado e será encaminhado ao Centro de Triagem de Animais (Cetas) do Ibama, onde deve receber cuidados.

Segundo o CBMGO, o 3º sargento Lhermusieau, que também é veterinário, foi responsável pela ocorrência. O animal resgatado estava com a asa machucada.

“Ao avistar um animal silvestre em ambiente urbano, acione o Corpo de Bombeiros Militar de Goiás pelo telefone de emergência (193)”, ressalta a corporação.

“Carcará – pega, mata e come”

O carcará, uma das aves de rapina mais conhecidas do Brasil, ficou ainda mais famoso pela canção de João do Vale “Carcará – pega, mata e come”. Na música, o compositor cita que “avoa que nem avião é um pássaro malvado que tem bico volteado que nem gavião”, mas, na verdade, é da família dos falcões.

As características do animal vão além das apresentadas pela música. Ao contrário do que diz a letra, a ave não é encontrada apenas no sertão. Inclusive tem facilidade de adaptação a diversos ambientes e pode ser vista em quase todo o território brasileiro.

O carcará é um predador de dieta variada, que pode incluir carniça, outras aves, répteis e minhocas.

Também é facilmente reconhecível por apresentar penas negras na cabeça e a cor alaranjada rente ao bico.

Compartilhar notícia