Bombeiros de Goiás resgatam carcará com asa machucada

Animal será levado pelo Corpo de Bombeiros ao Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama, em Goiânia

atualizado 25/07/2021 11:39

goias carcara resgatadoDivulgação/CBMGO

Goiânia – O Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO) resgatou um carcará em área urbana da capital goiana. De acordo com a corporação, o animal estava machucado e será encaminhado ao Centro de Triagem de Animais (Cetas) do Ibama, onde deve receber cuidados.

Segundo o CBMGO, o 3º sargento Lhermusieau, que também é veterinário, foi responsável pela ocorrência. O animal resgatado estava com a asa machucada.

“Ao avistar um animal silvestre em ambiente urbano, acione o Corpo de Bombeiros Militar de Goiás pelo telefone de emergência (193)”, ressalta a corporação.

“Carcará – pega, mata e come”

O carcará, uma das aves de rapina mais conhecidas do Brasil, ficou ainda mais famoso pela canção de João do Vale “Carcará – pega, mata e come”. Na música, o compositor cita que “avoa que nem avião é um pássaro malvado que tem bico volteado que nem gavião”, mas, na verdade, é da família dos falcões.

As características do animal vão além das apresentadas pela música. Ao contrário do que diz a letra, a ave não é encontrada apenas no sertão. Inclusive tem facilidade de adaptação a diversos ambientes e pode ser vista em quase todo o território brasileiro.

O carcará é um predador de dieta variada, que pode incluir carniça, outras aves, répteis e minhocas.

Também é facilmente reconhecível por apresentar penas negras na cabeça e a cor alaranjada rente ao bico.

Últimas notícias