Bombas são desligadas e água alcança mais áreas em Porto Alegre

Equipamentos de drenagem foram desativados por risco de choque para operadores e para a população. Cidade Baixa é a mais afetada

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Matheus Piccini/Getty Images
Pessoas saem de casa após Inundação do rio Guaíba em Porto Alegre, Brasil - Metrópoles
1 de 1 Pessoas saem de casa após Inundação do rio Guaíba em Porto Alegre, Brasil - Metrópoles - Foto: Matheus Piccini/Getty Images

O não funcionamento de cinco casas de bombas deve fazer com que a água avance em Porto Alegre, sobretudo em bairros da Cidade Baixa. O bairro Menino Deus é um dos mais atingidos, e a água, no pior cenário, pode chegar a até 1,5 metro.

A estimativa é que o nível da água no bairro Menino Deus fique entre 0,75 metro e 1,5 metro. Um dos fatores que vão ser determinantes para a subida da água na Cidade Baixa é a continuidade no funcionamento de casas de bombas que ainda estão em operação. O Rio Guaíba tem alta de 5,3 metros.

Bombas são desligadas e água alcança mais áreas em Porto Alegre - destaque galeria
12 imagens
Bombas são desligadas e água alcança mais áreas em Porto Alegre - imagem 2
3 de maio – Devido às fortes chuvas, Rio Guaíba sobe ao maior nível em 83 anos e inunda Porto Alegre
Bombas são desligadas e água alcança mais áreas em Porto Alegre - imagem 4
Bombas são desligadas e água alcança mais áreas em Porto Alegre - imagem 5
Bombas são desligadas e água alcança mais áreas em Porto Alegre - imagem 6
Bombas são desligadas e água alcança mais áreas em Porto Alegre - imagem 1
1 de 12

Max Peixoto/Getty Images
Bombas são desligadas e água alcança mais áreas em Porto Alegre - imagem 2
2 de 12

Max Peixoto/Getty Images
3 de maio – Devido às fortes chuvas, Rio Guaíba sobe ao maior nível em 83 anos e inunda Porto Alegre
3 de 12

3 de maio – Devido às fortes chuvas, Rio Guaíba sobe ao maior nível em 83 anos e inunda Porto Alegre

Max Peixoto/Getty Images
Bombas são desligadas e água alcança mais áreas em Porto Alegre - imagem 4
4 de 12

Max Peixoto/Getty Images
Bombas são desligadas e água alcança mais áreas em Porto Alegre - imagem 5
5 de 12

Ramiro Sanchez/Getty Images
Bombas são desligadas e água alcança mais áreas em Porto Alegre - imagem 6
6 de 12

Matheus Piccini/Getty Images
Bombas são desligadas e água alcança mais áreas em Porto Alegre - imagem 7
7 de 12

Max Peixoto/Getty Images
Bombas são desligadas e água alcança mais áreas em Porto Alegre - imagem 8
8 de 12

Ramiro Sanchez/Getty Images
Bombas são desligadas e água alcança mais áreas em Porto Alegre - imagem 9
9 de 12

Ramiro Sanchez/Getty Images
Bombas são desligadas e água alcança mais áreas em Porto Alegre - imagem 10
10 de 12

Matheus Piccini/Getty Images
Bombas são desligadas e água alcança mais áreas em Porto Alegre - imagem 11
11 de 12

Max Peixoto/Getty Images
Bombas são desligadas e água alcança mais áreas em Porto Alegre - imagem 12
12 de 12

Matheus Piccini/Getty Images

Relatos de choques

Conforme o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, a casa de bombas número 12 é uma das que são chave para a drenagem na Cidade Baixa, no momento. Parte dos equipamentos foi desligada, não por falta de abastecimento da rede elétrica, mas sim para preservar a segurança de operadores das máquinas e da população. Havia relatos de choques elétricos.

A casa de bombas número 16 funcionou até 11h30. Com a paralisação da estrutura, houve piora na situação da Cidade Baixa, principalmente no Setor Menino Deus. Melo afirmou, em entrevista coletiva, que “não tem sido uma governança fácil” e sugere que parte da população deixe a região.

Na entrevista coletiva, realizada na tarde desta segunda-feira (6/5), foi explicado que os equipamentos funcionam submersos, no entanto, os painéis elétricos são suscetíveis ao contato com a água.

“Aqueles, volto a dizer, que na situação em que está a cidade, que tiverem uma condição de sair da cidade, seja para um parente, seja para a praia, seja para qualquer outra localidade, é uma contribuição que esta família vai estar dando para aqueles que aqui ficam”, disse Melo.

Mesmo diante do cenário calamitoso, o prefeito afirmou ter visto um carro sendo lavado em um posto de combustíveis. “Eu determinei a fiscalização em todos os postos. (…) Não é possível! Diante de todo esse apelo que estamos fazendo, alguém lavando carro?”, disse.

Porto Alegre, assim como todo o estado do Rio Grande do Sul, convive com os reflexos de uma cheia histórica. Chuvas volumosas atingiram a região nos últimos dias. Por ser uma cidade beira-mar, a água proveniente de várias regiões do estado devem passar pela capital para alcançar o Oceano Atlântico.

Água potável

O município passa por um extenso problema de abastecimento de água potável. Prefeituras, como a de Curitiba, empresas de abastecimento como a de São Paulo, a Sabesp, e outras devem enviar caminhões-pipa para reduzir o problema do abastecimento. Há o pedido de doações de água envasada.

A Prefeitura de Porto Alegre emitiu um decreto para que a população faça o uso racional da água.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?