Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Brasil

Bolsonaro diz a peritos da PF que lê livros e caminha 1 km por dia

Defesa de Bolsonaro pediu que ele faça parte do programa de remição de pena por leitura

06/02/2026 12:02, atualizado 06/02/2026 14:41
Compartilhar notícia
VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
Bolsonaro deixa DF Star após bateria de exames

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que caminha cerca de 1 quilômetro por dia e tem lido livros diariamente. A declaração foi dada em depoimento à Polícia Federal (PF) e publicada nesta sexta-feira (6).

No relato a peritos da PF e que o Metrópoles teve acesso, o ex-presidente contou como tem sido sua rotina durante o cumprimento de sua prisão. Bolsonaro tem cumprido sua pena na Papudinha, penitenciária localizada no Complexo da Papuda, em Brasília.

É pelo horário da manhã que o ex-presidente afirmou que se dedica a leitura de livros — o hábito é um dos que podem ser utilizados para redução de pena. Em janeiro, a defesa de Bolsonaro solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que ele participasse do programa de remição de pena por leitura.

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters
Imagem colorida onde ficará preso o ex-ministro Anderson Torres, na Papudinha
Bolsonaro cumpre pena na Papudinha

De acordo com ex-mandatário, ele tem ido dormir por volta das 22h e acorda às 5h, mas só se levanta às 8h. Ainda de acordo com o que relatou aos agentes, Bolsonaro toma café da manhã e costuma realizar seu rito de higiene pessoal logo quando se levanta, o que inclui escovar os dentes, tomar banho e aparar a banho.

“Após o almoço, costuma repousar por cerca de 20 minutos. No período da tarde, assiste a programas esportivos na televisão e conversa com o policial de plantão responsável pela guarda externa de seu alojamento”, diz o relatório obtido pela Metrópoles.

Ainda segundo o documento, o ex-presidente mantem o hábito de realizar caminhadas ao final do dia, quando anda cerca de 1km acompanhado de um agentes que o escolta durante a atividade.