metropoles.com

Maçarico ligado: bolha de calor atinge 5 estados até semana que vem

Centro-sul do país enfrenta a bolha de calor e deve ter temperaturas até 5°C mais quentes que a média, até o dia 20 de março

atualizado

Compartilhar notícia

Meteored/ECMWF
Imagem colorida de satélite que mostra onda de calor sobre continente brasileiro bolha de calor - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de satélite que mostra onda de calor sobre continente brasileiro bolha de calor - Metrópoles - Foto: Meteored/ECMWF

Cinco estados brasileiros estão com alerta laranja para bolha de calor. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu comunicado que abrange Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O fenômeno deve durar até esta sexta-feira (15/3), porém as altas temperaturas continuarão pelos próximos dias nessas regiões.

Isso ocorre porque a onda de calor será agravada pela falta de chuvas, consequência de um bloqueio atmosférico que se instalou na porção central da América do Sul. Por inibir a formação de nuvens e chuva, o bloqueio provoca maior incidência de radiação solar, que aumenta as temperaturas e torna o solo mais seco.

Bolha de calor: país tem terceira onda no ano

Essa é a terceira onda de calor do ano e deve ter o seu ápice entre quinta-feira (14/3) e sábado (16/3). De acordo com o Inmet, as previsões meteorológicas indicam temperaturas mais amenas apenas a partir do dia 20 de março, com a chegada de sistemas frontais sobre o continente.

Entretanto, ainda não se sabe se esses sistemas conseguirão, de fato, formar uma massa de ar frio o suficiente para derrubar as temperaturas. 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?