Belém x Berlim: Lula rebate chanceler alemão após fala sobre a COP30. Vídeo

Declaração do chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, sobre Belém está gerando críticas no Brasil

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Reprodução/Gov.br
Lula, presidente
1 de 1 Lula, presidente - Foto: Reprodução/Gov.br

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) rebateu a declaração do chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, sobre Belém (PA), que visitou a cidade para participar da Cúpula de Líderes da COP30. O político alemão havia afirmado que jornalistas que viajaram à capital paraense teriam ficado “contentes” por retornar à Alemanha após o fim do evento. Veja a reação de Lula:

A fala do alemão está gerando reações de políticos brasileiros. Em agenda em Xambioá (TO), nessa terça-feira (18/11), Lula disse que Merz deveria ter ido “a um boteco” e aproveitado mais a cultura paraense.

“O primeiro-ministro da Alemanha esses dias se queixou: ‘Ah, eu fui no Pará, mas eu voltei logo, porque eu gosto mesmo é de Berlim’. Ele, na verdade, devia ter ido a um boteco no Pará. Ele deveria ter dançado no Pará. Ele deveria ter provado a culinária do Pará, porque ele ia perceber que Berlim não oferece para ele 10% da qualidade que oferece o estado do Pará, a cidade de Belém”, disse o petista.

A declaração de Merz ocorreu durante um discurso no Congresso Alemão do Comércio, na última semana.

“Perguntei a alguns jornalistas que estiveram comigo no Brasil na semana passada: ‘Quem gostaria de ficar aqui?’. Ninguém levantou a mão. Todos ficaram contentes por termos retornado à Alemanha, especialmente daquele lugar onde estávamos”, comentou o chanceler.

O prefeito de Belém, Igor Normando (MDB), classificou a fala como “infeliz, arrogante e preconceituosa”. Já o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), usou as redes sociais para criticar o político alemão. “Curioso ver quem ajudou a aquecer o planeta estranhar o calor da Amazônia. Um discurso preconceituoso revela mais sobre quem fala do que sobre quem é falado”, ressaltou.

Durante a agenda em Tocantins, para a inauguração de uma ponte entre Xambioá e São Geraldo do Araguaia (PA), Lula defendeu a realização da COP30 no Pará.

“O Pará saiu do anonimato neste país. Qualquer parte do mundo sabe hoje que existe o estado do Pará, a cidade de Belém, que é pobre, mas tem um povo generoso como pouca parte do mundo”, destacou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?