Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Brasil

BC adia relatório da poupança devido a mobilização de servidores

Servidores do Banco Central (BC) realizam paralisações parciais e operações-padrão para cobrar criação de bônus de produtividade

06/07/2023 17:39
Breno Esaki/Metrópoles
BC Banco Central do Brasil BACEN - Copom - Metrópoles

O Banco Central (BC) adiou a divulgação do relatório de dados da poupança no mês de junho, que aconteceria nesta quinta-feira (6/7). O motivo foi a mobilização dos servidores da instituição.

A categoria vem realizando paralisações parciais do trabalho e reduzindo a agilidade de alguns serviços nas chamadas “operações-padrão”. Por esse motivo, a divulgação do relatório deverá ocorrer somente na manhã desta sexta-feira (7/7).

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

A principal reivindicação dos servidores se refere à criação de um bônus de produtividade nos moldes do que foi estabelecido para os servidores da Receita Federal.

Nesse caso, o decreto assinado pelo presidente Lula em junho permite que auditores-fiscais e analistas-tributários sejam abonados a partir do volume de arrecadação de recursos públicos por meio da orientação dos contribuintes e redução do litígio.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

Outro motivo de descontentamento dos servidores do BC está relacionado aos honorários recebidos por trabalhadores da área jurídica.

Isso estaria criando uma disparidade entre a remuneração de servidores da área econômica e procuradores, duas carreiras de nível superior.