Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Brasil

Balneário Camboriú proíbe naturismo na 1ª praia de nudismo do Brasil

Prefeitura de Balneário anunciou decreto que proíbe prática na Praia do Pinho, após alegar perda do caráter original e registro de crime

17/12/2025 19:30, atualizado 17/12/2025 19:31
Reprodução/Redes Sociais
Balneário Camboriú proíbe naturismo na 1ª praia de nudismo do Brasil

A Prefeitura de Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina, anunciou no fim da tarde desta quarta-feira (17/12) que irá publicar um decreto para revogar o naturismo na Praia do Pinho, considerada a primeira praia de naturismo do Brasil. A medida prevê a proibição do naturismo e de qualquer prática semelhante em todas as praias do município.

Segundo a administração municipal, a minuta do decreto foi apresentada nesta quarta a associações de moradores das praias e às forças de segurança. O texto passará a valer após a sanção da lei que institui o novo Plano Diretor da cidade, atualmente em tramitação na Câmara de Vereadores.

Segundo a prefeitura, a decisão foi motivada pelo entendimento de que, ao longo dos anos, a Praia do Pinho “perdeu o verdadeiro sentido do naturismo” e passou a ser utilizada para a prática de atos ilícitos e crimes sexuais.

Balneário Camboriú proíbe naturismo na 1ª praia de nudismo do Brasil - destaque galeria
3 imagens
Balneário Camboriú proíbe naturismo na 1ª praia de nudismo do Brasil - imagem 2
Balneário Camboriú proíbe naturismo na 1ª praia de nudismo do Brasil - imagem 3
Balneário Camboriú proíbe naturismo na 1ª praia de nudismo do Brasil - imagem 1
1 de 3

Reprodução/Redes Sociais
Balneário Camboriú proíbe naturismo na 1ª praia de nudismo do Brasil - imagem 2
2 de 3

Reprodução/Redes Sociais
Balneário Camboriú proíbe naturismo na 1ª praia de nudismo do Brasil - imagem 3
3 de 3

Reprodução/Redes Sociais

A proposta foi apresentada pela prefeita Juliana Pavan (PSD) durante reunião no gabinete com representantes dos bairros de Taquaras, Estaleiro e Estaleirinho.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

O novo Plano Diretor, segundo o município, não prevê mais a destinação de praias para a prática de naturismo — diferentemente do plano em vigor desde 2006, que formalizou a Praia do Pinho como área destinada ao nudismo.

“Essa é uma decisão que nasce da escuta e do diálogo. Ouvimos as forças de segurança, os moradores e quem vive a realidade dessas praias no dia a dia. Nosso compromisso é agir com responsabilidade, sempre priorizando o bem-estar coletivo e a tranquilidade de todas as praias de Balneário Camboriú”, destacou Pavan.

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

Nudismo é praticado no local desde a década de 80

Localizada entre as praias de Laranjeiras e do Estaleirinho, a Praia do Pinho tem cerca de 500 metros de extensão e é reconhecida nacionalmente por ter sido a primeira a permitir o naturismo no Brasil. O nudismo é praticado no local desde a década de 1980.

O naturismo é definido como uma filosofia de vida baseada no autorrespeito, no respeito ao próximo, no contato com a natureza e na preservação ambiental, tendo o nudismo social como uma de suas práticas centrais.

Atualmente, é proibido fotografar ou filmar na faixa de areia sem autorização dos frequentadores, assim como qualquer ato de cunho sexual ou obsceno.