metropoles.com

Avanço da dengue em SP: veja as 10 cidades com mais casos

Cidades registram total de 107,4 mil casos da doença causada pelo aedes aegypti, de janeiro a 2/5, segundo Secretaria Estadual de Saúde

atualizado

Compartilhar notícia

Joao Paulo Burini/ Getty Images
Aedes aegypti, também conhecido como mosquito da dengue - Metrópoles
1 de 1 Aedes aegypti, também conhecido como mosquito da dengue - Metrópoles - Foto: Joao Paulo Burini/ Getty Images

São Paulo – O estado de São Paulo registrou 107,4 mil casos de dengue e 77 mortes devido à doença em 2022, até 2/5, segundo informou a Secretaria Estadual de Saúde ao Metrópoles. Em 2021, no mesmo período, foram 104 mil ocorrências e 41 mortes.

Votuporanga é a cidade que mais registrou casos de dengue em 2022. O município do noroeste do estado acumulou 6,6 mil notificações.

Em segundo lugar do ranking de cidades com mais casos da enfermidade, aparece Araraquara, com 5,4 mil registros. São José do Rio Preto está na terceira posição, com 4,8 mil pacientes infectados pelo mosquito aedes aegypti.

0

A capital de São Paulo aparece em quarto lugar, com 4,1 mil casos da doença febril aguda. A lista continua com Birigui, que teve 3,7 mil ocorrências; Paulínia, com 3,3 mil; Franca, com 2,9 mil; Campinas, com 2,7 mil; Americana, com 1,8 mil; e Américo Brasiliense, com 1,7 mil.

Cidades com mais mortes

Apesar de não apresentar o maior número de pacientes com dengue no estado de São Paulo, Araraquara é a cidade com mais mortes causadas pela doença: ao todo foram oito vítimas fatais no período.

Americana registrou quatro pacientes que morreram após serem picados pelo aedes aegypti. Américo Brasiliense, Birigui, General Salgado, Presidente Venceslau, São José do Rio Preto e Votuporanga tiveram três mortes em cada localidade. Franca e Garça identificaram dois óbitos em cada município.

A SES afirmou que, segundo diretriz do Sistema Único de Saúde (SUS), o trabalho de campo para combater o mosquito transmissor de dengue “compete primordialmente aos municípios”.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?