metropoles.com

Atletas olímpicos “convocam” a população para votar nas Eleições 2024

Em ano olímpico e eleitoral, atletas atuam junto à Justiça Eleitoral para estimular jovens a tirar o título e participar da escolha política

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/TSE
Imagem colorida de atletas olímpicos em campanha junto à Justiça Eleitoral - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de atletas olímpicos em campanha junto à Justiça Eleitoral - Metrópoles - Foto: Reprodução/TSE

No ano em que o mundo voltará os olhos para os Jogos Olímpicos de Paris, atletas brasileiros se empenharam junto à Justiça Eleitoral para alertar a população de outro fato decisivo de 2024: as eleições municipais. É ano de ir às urnas para escolher vereadores e prefeitos que representarão o povo pelos próximos quatro anos.

Sem cobrar qualquer cachê para a campanha, em uma parceria entre Justiça Eleitoral e esporte brasileiro, atletas olímpicos gravaram campanha para lembrar eleitoras e eleitores de regularizar o título de eleitor. O objetivo é estimular jovens a tirar o título e participar da escolha política em suas cidades.

Participam do vídeo atletas importantes do Brasil, como Jade Barbosa, Arthur Zanetti e Francisco Barreto, da ginástica artística; Giullia Penalber, da seleção brasileira de wrestling; Pepe Gonçalves, da canoagem slalom; e Mafê Costa, da natação.

Veja trecho do vídeo da campanha, que será anunciada na próxima segunda-feira (12/4):

Prazo

As pessoas que ainda não têm o título de eleitor e desejam participar das eleições deste ano devem requerer o documento diretamente no cartório eleitoral mais próximo, inclusive para a coleta da biometria.

O prazo para regularizar qualquer pendência no cadastro eleitoral, transferir, atualizar dados cadastrais ou emitir o primeiro título de eleitor vai até 8 de maio.

Além da proposta com os atletas olímpicos, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) promoveu um “tuitaço” no X (antigo Twitter) para mobilizar a população a regularizar ou emitir o título eleitoral até o fim do prazo.

Para aqueles que têm a documentação eleitoral, todo o processo para regularizar, transferir ou atualizar dados cadastrais pode ser realizado pela internet, na página do TSE. Confira o passo a passo:

  • Acesse o site do TSE
  • Clique na aba “Serviços eleitorais” e, na sequência, em “Autoatendimento eleitoral”
  • Vá em “Título Eleitoral” e consulte o serviço desejado

No entanto, as pessoas que vão emitir o título pela primeira vez precisam comparecer a um cartório eleitoral da região. A partir dos 16 anos, é possível tirar esse documento.

O voto no Brasil é facultativo entre 16 e 17 anos, mas, a partir dos 18 anos, passa a ser obrigatório. A idade máxima é 69 anos, segundo a Justiça Eleitoral.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?