metropoles.com

Arthur Lira recorre do arquivamento da ação contra Felipe Neto

Presidente da Câmara dos Deputados foi chamado de “excrementíssimo” pelo youtuber Felipe Neto durante seminário na Casa

atualizado

Compartilhar notícia

Arthur Lira: Vinícius Schmidt/Metrópoles – Felipe Neto: Redes sociais
Foto colorida do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e Felipe Neto - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e Felipe Neto - Metrópoles - Foto: Arthur Lira: Vinícius Schmidt/Metrópoles – Felipe Neto: Redes sociais

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), recorreu, nessa quinta-feira (23/5), da decisão que arquivou o processo movido por ele contra o youtuber Felipe Neto, após ser chamado de “excrementíssimo”.

Lira solicitou o encaminhamento do inquérito da Polícia Legislativa à Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal (MPF), para revisão do arquivamento do processo.

O inquérito citado pelo deputado alagoano indica que Felipe Neto cometeu o crime de injúria ao ofender a dignidade do presidente da Câmara, em razão das funções exercidas por ele.

“É inadmissível tolerar atos criminosos como esse sob o argumento de que estão protegidos pelo direito de opinião e manifestação do pensamento, do contrário, veremos se repetir os frequentes ataques recentes às instituições públicas e a seus membros”, argumentou Arthur Lira.

O MPF arquivou na segunda-feira (20/5) o processo movido por Lira contra Felipe Neto. Para o procurador da República Carlos Henrique Martins Lima não há crime na menção do youtuber. “As palavras duras dirigidas ao deputado, conquanto configurem conduta moralmente reprovável, amoldam-se a ato de mero impulso, um desabafo do investigado, não havendo o real desejo de injuriar ou lesividade suficiente.”

Regulamentação das redes sociais

Felipe Neto chamou Lira de “excrementíssimo” durante um simpósio sobre “regulação de plataformas digitais e a urgência de uma agenda”, em 25 de abril deste ano, na Câmara. Na ocasião, o youtuber defendeu a tramitação do Projeto de Lei (PL) nº 2.630/2020 que regulamenta as redes sociais, também conhecido como PL das Fake News.

“Como o Marco Civil da Internet brilhantemente fez. Como era o PL 2.630 [das Fake News] que foi infelizmente triturado pelo excrementíssimo Arthur Lira”, disse Felipe Neto, na ocasião.

Logo depois da manifestação do MPF pelo arquivamento da ação, o presidente da Câmara se manifestou afirmando que recorreria da decisão. “O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, irá recorrer do parecer do Ministério Público Federal pelo arquivamento do procedimento criminal contra o senhor Felipe Neto. O recurso será enviado para a Câmara de Coordenação e Revisão do MPF.”

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?