metropoles.com

Após cobranças, Saúde requisita remédios de intubação de empresas

Ministério da Saúde informou ter requisitado 665.507 medicamentos de intubação orotraqueal (IOT)

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Ministério da Saúde
1 de 1 Ministério da Saúde - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O Ministério da Saúde informou ter requisitado das indústrias farmacêuticas, nessa quarta-feira (17/3), 665.507 medicamentos de intubação orotraqueal (IOT). Os insumos deverão durar um período de até 15 dias, considerando, segundo a pasta, o consumo médio mensal.

Hospitais de várias localidades do país e entidades representativas da área da saúde têm relatado a falta de medicamentos básicos para intubação em unidades de terapia intensiva (UTI), em meio ao maior colapso sanitário e hospitalar da história, segundo a Fiocruz.

O governo federal esclareceu que, até o momento, 24 estados e Distrito Federal (com exceção de Pará e Santa Catarina) encaminharam informações sobre o consumo médio mensal de medicamentos de intubação.

“A listagem de consumo médio mensal enviada ao Ministério da Saúde pelo Conass [Conselho Nacional dos Secretários de Saúde] e Conasems [Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde] possui todos os medicamentos de IOT e suas respectivas coberturas”, esclareceu a pasta.

“Os estoques de medicamentos podem variar de uma localidade a outra, devido ao perfil/característica de consumo”, complementou.

O Ministério da Saúde disse que aplica critérios objetivos – curva epidemiológica, cobertura menor que 15 dias, ausência de similaridade nos estoques, quantitativo de leitos, entre outros – e, de forma tripartite, realiza a distribuição.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?