metropoles.com

Após bombardeios no Líbano, repatriação de brasileiros terá atraso

Por questões de segurança, o Itamaraty decidiu adiar a data de resgate dos brasileiros em Beirute para este sábado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Crédito: Gov BR e FAB
Aeronave KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB), decolou de Tel Aviv, Israel, à bordo, os 211 primeiros brasileiros resgatados após os conflitos na faixa de gaza - Metrópoles
1 de 1 Aeronave KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB), decolou de Tel Aviv, Israel, à bordo, os 211 primeiros brasileiros resgatados após os conflitos na faixa de gaza - Metrópoles - Foto: Crédito: Gov BR e FAB

A missão de repatriação de brasileiros no Líbano sofrerá, inicialmente, atraso de 24 horas. O avião KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB) estava com chegada a Beirute prevista para a manhã desta sexta-feira (4/10). Porém, devido a bombardeios próximos ao aeroporto da capital libanesa, o Itamaraty decidiu adiar a data de resgate para este sábado (5/10), por questões de segurança.

A princípio, o avião chegaria ao Brasil neste sábado, segundo informou na quinta-feira (3/10) o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, durante coletiva de imprensa. O desembarque fica previsto, então, para o domingo (6/10).

A previsão é que o avião faça escala em Lisboa, Portugal, para reabastecimento, e posteriormente siga até o Brasil e pouse em São Paulo.

O comandante da FAB informou, ainda, que a missão estima que 500 pessoas possam ser repatriadas do Líbano por semana.

“Este primeiro voo são 220 pessoas disponibilizadas. Se eu pudesse identificar o número, 500 pessoas por semana é o número que considero interessante e podemos trabalhar, mas, logicamente, varia de acordo com a disponibilidade de mais aviões”, pontuou Damasceno.

Os critérios para a seleção, segundo o chanceler brasileiro, será definido com base em residentes e não residentes do Líbano.

“Em primeiro lugar, são os brasileiros não residentes. Logo depois, os brasileiros residentes. E, dentro dessas duas categorias, é o que é estabelecido por lei. São idosos, mulheres, gestantes, crianças, pessoas com deficiências, doentes de toda forma. Com base nisso, e com a disponibilidade nos aviões, estamos organizando as listas para que sejam realizados esse primeiro [voo] e os subsequentes, na medida da necessidade”, salientou Vieira.

Ao todo, o Itamaraty afirma que 220 cidadãos serão resgatados do território libanês na Operação Raízes do Cedro. O avião usado na missão é um KC-30, da Força Aérea Brasileira (FAB).

Resgate

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) autorizou o início da operação de resgate na última segunda-feira (30/9), após a escalada de violência no Líbano entre Israel e Hezbollah. O país abriga a maior comunidade brasileira no Oriente Médio, com cerca de 21 mil cidadãos do Brasil vivendo em solo libanês.

Como adiantado pelo Metrópoles, mais de 3 mil brasileiros no Líbano já buscaram ajuda do Itamaraty para deixar o país, que vive a iminência da explosão de nova guerra entre forças israelenses e o grupo xiita após 18 anos do último conflito.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?