metropoles.com

Após 25 anos, menina desnutrida que chocou país ainda vive na miséria

Rosimere Amorim da Costa, a Meirinha, virou símbolo da fome no Nordeste, aos 10 anos, ao aparecer na TV com ossos à mostra

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução TV Jangadeiro
rose
1 de 1 rose - Foto: Reprodução TV Jangadeiro

Rosimere Amorim da Costa, conhecida como Meirinha, chocou o mundo ao aparecer na TV, aos 10 anos, totalmente desnutrida. A imagem dela é usada ainda hoje para falar sobre miséria no Brasil.

Passaram-se 25 anos e Meirinha ainda vive em situação de extrema pobreza, no Ceará, como mostra reportagem da Folha de São Paulo publicada neste sábado (10/12). Ela vive com o marido e três filhos — outros dois moram com os pais dela — em um barraco de um cômodo.

“Penso em duas coisas quando vejo a imagem de quando estava doente. Primeiro é que isso pode ajudar outras crianças a serem tratadas e terem ajuda, como tive na época. As pessoas veem o que aconteceu comigo e podem ir atrás de ajuda”, afirmou ao jornal.

Meirinha trabalhava em uma fábrica de castanha, que fechou as portas. Atualmente está desempregada. Estudou só até a primeira série e não sabe ler e nem escrever. A filha mais velha a ensinou a escrever o próprio nome, mas nada além. Ela sonha em ter uma barraca para vender verduras e peixe.

A reportagem completa pode ser lida aqui .

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?